Vantagens e desvantagens de investir em ações

Gráfico (energepic.com)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Há vantagens e desvantagens de investir em ações e, dependendo de suas fontes de informação, você pode estar ouvindo muito de um lado e não o suficiente do outro.

Com certeza você já ouviu alguém dizer que “Se você quer ganhar muito dinheiro, deve investir em ações”. Quer você seja um investidor experiente ou um novato, o mercado de ações é um bom lugar para fazer seu dinheiro crescer.

Isso é realmente verdade, mas há mais do que isso. Vamos avaliar as vantagens e desvantagens em investir em ações.

Vantagens

Vamos começar com as razões pelas quais o investimento no mercado de ações é uma escolha sensata para muitos, senão para a maioria, dos investidores.

1 – Você pode começar com muito pouco dinheiro

Não precisa ser rico para começar a investir em ações. Você pode começar economizando o que puder ao longo de alguns meses e, em seguida, investir em algumas ações. Continue fazendo isso ao longo do tempo e aumente o tamanho de seus investimentos conforme for possível e, verá seus ativos crescerem.

Se seus recursos são muito escassos agora, pense em comprar frações de ações.

2 – Existem ações para todos nós

Outra vantagem das ações é que existem muitos tipos diferentes de ações, vinculados a diversos tipos de empresas e setores.

 Não é recomendado, mas se você quiser estacionar seu dinheiro exclusivamente em novas e empolgantes empresas pequenas, você pode. Se você preferir grandes pagadores de dividendos estabelecidos, existem muitas dessas empresas também. Você também pode se concentrar em uma ampla gama de setores, desde negócios financeiros aos especialistas em software e empresas de energia ou a famosa petroleira como Petrobras.

No geral, é melhor diversificar em uma gama de empresas e setores para evitar ter muitos ovos na mesma cesta.

3 – Liquidez

A liquidez é outra vantagem para as ações. Ao contrário de outros modos de investimento, o elemento de liquidez do investimento em ações é quase incomparável. Os investidores podem decidir comprar ou vender em segundos, é claro, conforme considerarem adequado. Se precisar de uma descarga urgente de liquidez, você sempre pode vender suas ações e ter acesso ao dinheiro.

Com alguns investimentos, como imóveis, você não pode simplesmente retirar parte ou todo o seu valor imediatamente ou em pouco tempo. Você teria que listar e vender uma casa, o que pode levar semanas ou mais, ou pode solicitar um empréstimo com o imóvel como garantia. Com ações, porém, o mercado está aberto todos os dias da semana, e você pode comprar e vender ações nesse momento.

É importante notar, porém, que só porque você pode vender ações rapidamente, não significa que deva. Afinal, uma ação pode ter quebrado temporariamente antes de você vendê-la, o que significa que você deixou algum dinheiro na mesa.

4 -Você não precisa ser um gênio

Outra vantagem para investir em ações é que você não precisa de um diploma em finanças para fazê-lo com sucesso. Você poderia gastar muito tempo se tornando um especialista do mercado de ações e um excelente analista de ações, mas, em vez disso, pode simplesmente optar por fundos de índice de mercado amplo e fáceis, com taxas baixas, como aqueles que acompanham o Ibovespa. Isso o levará aproximadamente os mesmos retornos do mercado de ações em geral, e você pode ser capaz de igualar o crescimento de patrimônio.

5 – Se tornar sócio em empresas que você admira

No momento em que você compra ações de uma empresa de capital aberto, não importa o tamanho da sua ação, isso lhe dá um controle proporcional sobre as participações dessa empresa. Essa propriedade, por sua vez, concede a você o direito de voto, permitindo-lhe assim contribuir para a gestão estratégica da empresa em particular (Caso você seja acionista de ações ON).

Você pode aumentar sua posição no mercado fazendo investimentos prudentes em ações de outras empresas de renome.

6 – Probabilidade de retornos mais elevados no curto prazo e riqueza incomparável em longo prazo

Investir no mercado de ações tem o potencial de gerar retornos crescentes de superação da inflação em um curto período de tempo, em comparação com outras vias de investimento, como aqueles de renda fixa.

Você realmente pode acumular uma grande riqueza com ações, com paciência e com visão de longo prazo.

Desvantagens

É claro que investir em ações não é perfeito para todas as pessoas em todas as situações. Aqui estão alguns cuidados a serem observados.

1 – Volatilidade

Considerando que os mercados são voláteis e sempre dinâmicos, o investimento em ações envolve apostas próprias. Os preços das ações disparam e despencam várias vezes em um único dia. Essas flutuações são imprevisíveis e podem, no processo, representar riscos para os investimentos. Além disso, embora as chances de uma grande falha não sejam comuns, pode levar anos para o mercado se recuperar do impacto de uma quebra.

A volatilidade do mercado é o motivo pelo qual você só deve investir valores que não vai precisar por cinco, senão dez anos em ações. Você não quer ter que vender quando o mercado ou sua participação acabou de quebrar.

2 – Os retornos não tem garantia

Embora as ações tendam a apresentar desempenho superior ao de muitos investimentos alternativos em longos períodos, elas podem não ter um bom desempenho durante o período de investimento em particular.

Sendo assim, você não tem nenhuma garantia ao aplicar o seu dinheiro, não é possível ter certeza quanto irá render em determinado período e nem se será possível resgatar o mínimo investido.

Quanto mais longo for o período de investimento, mais tempo você dará aos investimentos para se recuperar de crises.

3 – Você perderá algum dinheiro – mesmo que saiba o que está fazendo

Dada a natureza volátil do mercado, o fato de que todos cometemos erros e o fato de que mesmo investimentos bem pesquisados ​​às vezes não funcionam conforme planejado, você pode contar com a perda de algum dinheiro de vez em quando.

Esteja preparado para isso ou simplesmente não invista em ações.

4 – Leva tempo

Se você quiser enriquecer com ações, pode fazê-lo, mas geralmente leva décadas, não semanas ou meses. As ações podem sim te tornar um milionário dentro de alguns anos ou décadas. Mas para isso, você precisa ter paciência para ser um grande investidor.

Embora investir no mercado de ações tenha suas próprias vantagens e desvantagens, é importante manter a paciência e investir para o longo prazo para maximizar os retornos.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

Loja Habitarte 2 (Divulgação Sequóia)
Fundos Imobiliários

Conheça o Fundo Imobiliário SEQR11

O fundo do SEQR11 não vem do mercado financeiro e sim do mercado imobiliário. Os trabalhos da Sequóia começaram a mais de 30 anos, ao

Pirâmide (Thais Cordeiro)
Educação Financeira

O que é um esquema de pirâmide?

Os esquemas de pirâmide são ilegais e muito arriscados ao qual costumam ser vendidos como investimentos de “enriquecimento rápido”, mas que na verdade podem acabar

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!