Vale a pena vender ouro para comprar Bitcoin?

Vale a pena vender ouro para comprar Bitcoin (Alesia Kozik)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O ouro sempre foi considerado um metal altamente precioso ao qual é usado para diversos propósitos há milênios.

Mas, no que diz respeito à sua relevância como opção de investimento, você já se perguntou se hoje ele ainda compensa, levando em consideração as mudanças que vivemos hoje em dia com as moedas digitais?

Em investimentos esse metal precioso sempre foi visto como uma segurança de patrimônio. Com certeza, você já deve ter ouvido que o ouro pode te salvar em tempos difíceis. E este tem sido um argumento muito poderoso há anos.

Isso se deve a valorização do metal que não perde o seu valor com o passar dos anos. Mas será que o ouro é uma segurança em todos os aspectos?

Para isso, faremos uma comparação com o Bitcoin, uma criptomoeda que cresceu rapidamente nos últimos 10 anos e que está sendo visto como um novo ouro, ou o ouro digital do século 21.

Tanto um quanto o outro são diferentes em caráter e utilidade.

O ouro é um ativo reconhecido e aceito há séculos como uma ‘reserva de valor’ e um meio de troca. As criptomoedas pertencem a um novo tipo de ativo. Embora algumas das principais criptomoedas, como o Bitcoin, tenham sido comparadas ao ouro por muitos entusiastas da criptografia, as criptomoedas diferem amplamente em seu caráter, utilidade e tecnologia envolvida e não é prudente olharmos apenas o lado positivo.

Oferta rara e limitada

O ouro é único porque sua oferta não aumenta conforme a demanda. Mas, no caso do Bitcoin, aumentar a oferta é impossível.

O Bitcoin é tão raro quanto o ouro. Não pode ser criado à vontade, pois há apenas 21 milhões deles e ninguém pode criar mais. Isso significa que nenhum governo pode controlá-lo ou falsificá-lo.

Quando se trata de ouro, ninguém vai criar mais ouro, o que será viável. No entanto, a escassez de ouro faz com que ele seja raro. Não sabemos quanto ouro ainda tem disponível para explorar, logo, não temos como prever quando ele pode acabar. Já o Bitcoin nós podemos saber um limite, até que ano será possível minerar o último Bitcoin existente.

Além do mais, ainda existe o valor sentimental que pode estar relacionada à determinada peça de ouro, o que lhe torna ainda mais rara.

Tangibilidade, flexibilidade e liquidez

Ver é crer. Este é um dos principais argumentos que coloca o ouro à frente das criptomoedas aos olhos de muitos. O ouro é tangível. Você pode segurá-lo na mão e guardá-lo em casa ou no armário de um banco.

Em contraste, tudo sobre bitcoin é virtual. Então, como acreditar em algo virtual? Algo que não tem aparência física e não pode ser experimentado.

Tanto o ouro quanto o bitcoin têm mercados muito líquidos, onde o dinheiro fiduciário pode ser trocado por eles.

Por tanto o ouro não é um ativo flexível. Em tempos de crise, você não pode carregá-lo para todos os lugares, nem vendê-lo em frações muito pequenas. Mas quando se trata de Bitcoin, você pode vendê-lo em frações muito pequenas, isso em alguns segundos pelo seu próprio celular.

Transparência, segurança, legalidade

O sistema estabelecido para negociação do ouro como, pesagem e rastreamento é imaculado. É muito difícil roubá-lo, falsificá-lo ou corromper o metal de alguma outra forma. O Bitcoin também é difícil de corromper, graças ao seu sistema criptografado e descentralizado e algoritmos complicados, mas a infraestrutura para garantir sua segurança ainda não está instalada.

Volatilidade

Uma peça de ouro tende a não perder valor com o passar dos anos, o mais comum é que o seu valor aumente. Por isso, em termos de volatilidade o ouro pode sair na frente do Bitcoin.

Uma grande preocupação para os investidores que buscam o bitcoin como um ativo porto seguro é sua volatilidade. O grande problema é que esse tipo de ativo acompanha as tendências do mercado, podendo se valorizar ou cair conforme o burburinho do mercado. Qualquer notícia boa ou ruim pode afeta-lo a qualquer momento. O ouro não.

Qual ativo é melhor para investir?

Como todo bom investidor sabe, não existe investimento perfeito. Tudo depende do seu objetivo, das suas metas. Portanto a melhor pessoa para dizer qual investimento é o melhor, é você mesmo.

Sabemos que os dois podem ser considerados seguros, já que não é possível clonar nem ouro nem Bitcoin. Existem os prós e contras em ambas as modalidades de investimentos. Enquanto um passa uma maior segurança em termos de valor, já que não enfrenta a volatilidade do boom do mercado financeiro o outro tem mais liquidez, sendo mais flexível.

Quer saber mais sobre o Bitcoin e outras criptomoedas?

Referências:

KUMAR, Rajeev. Can Bitcoin be the new Gold to fund your future this festival season?, Financial Express, 2021. Disponível em: https://www-financialexpress-com.translate.goog/money/bitcoin-cryptocurrency-gold-buyingfor-diwali-dhanteras-festivals2021explained/2343295/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=ptBR&_x_r_pto=nui,op,sc. Acesso: 11 de outubro de 2021.

REIFF, Nathan. Should You Buy Gold Or Bitcoin?. Investopedia. 2020. Disponível em: https://www-investopedia-com.translate.goog/news/should-you-buy-gold-or-bitcoin/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui,op,sc . Acesso: 11 de outubro de 2021.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!