Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou no final da tarde de ontem (22), a elevação da Selic em 1 ponto percentual para 6,25% ao ano. Sendo está a quinta alta consecutiva, e a terceira de 1 ponto percentual.

O problema maior é que o Banco Central já deixou a entender que esse não será o último aumento do ano. Pelo que tudo indica ainda vem mais por ai. Até o final de 2021 a Selic deve chegar a 8,25% ao ano segundo o último boletim Focus divulgado no inicio da semana.

Para os investidores mais conservadores essa expectativa de alta é vista como uma melhor oportunidade de ganhos, já que a maioria dos investimentos em Renda Fixa são indexados a Selic e CDI.

Esse poderia ser um fator que fizesse os investidores da renda variável migrar para investimentos como o Tesouro Direto ou CDBs, mas conforme alguns especialistas do mercado financeiro esse ainda não é o momento. Isso porque mesmo com a possibilidade da Selic ultrapassar a média de 8% a.a. ainda não é o suficiente para retirar a atratividade do mercado de risco de forma que o capital migre para a renda fixa.

O fato de a taxa de juros estar mais elevada também beneficia o fluxo de caixa das empresas e isso ajuda a reduzir o impacto dos riscos no curto prazo. Então investir em boas empresas ainda continua ser o melhor negócio.

É claro que os investidores mais experientes que estão com a gente há mais tempo já sabem disso. Quem sabe operar na bolsa de verdade entende o quanto o rendimento pode ser muito maior e que assim como nos investimentos em renda fixa, os investimentos de renda variável deve manter a visão para o longo prazo.

Para as pessoas mais preparadas financeiramente a alta da Selic pode não interferir tanto nesse momento de crise. Mas para a maioria da população que não tem o mínimo de conhecimento em educação financeira pode pesar muito.

Muitas pesquisas já revelaram que a maioria da população brasileira está endividada, e com o aumento da Selic x inflação isso tende a piorar ainda mais, já que para poder manter o consumo básico os brasileiros estão sendo obrigados a usar o crédito rotativo e o aumento de juros nesse caso é ainda maior.

Esse é o momento de tentar conter as dívidas, seja ela qual for. Financiamentos e empréstimos seria uma péssima opção de escolha. Porém, se você deseja começar a investir, esse é o melhor momento, porque com a Selic a 6,25% e com tendência a aumentar, os investimentos base para formar a sua reserva de emergência estão bem favoráveis.

Aproveite a crise para dar um Up na sua vida financeira. Entre para o nosso time e receba ajuda dos melhores especialistas do mercado.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!