Quem tem dívidas deve investir?

Infelizmente, quando isso é questionado, muitos especialistas afirmam que ninguém deve investir enquanto possui dívidas. A resposta é parcialmente verdadeira.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Essa é uma dúvida comum. 

Infelizmente, quando isso é questionado, muitos especialistas afirmam que ninguém deve investir enquanto possui dívidas. A resposta é parcialmente verdadeira.

Até faz sentido do ponto de vista financeiro. Os juros da maioria das dívidas são maiores do que a rentabilidade da maioria dos investimentos. Por essa lógica, não faz mesmo sentido investir enquanto possuir dívidas.

No entanto, isso não pode ser analisado apenas pelo viés financeiro, como fazem muitos especialistas. 

Existe um ser humano ali. Esse ser humano pode possuir um imóvel financiado, um automóvel, sonhos, necessidades, etc. Fuja dos especialistas em Finanças Pessoais que desconsideram o viés pessoal.

Ninguém deve, necessariamente, aguardar 20 anos até quitar um imóvel financiado, que é uma dívida grande, para começar a investir para a aposentadoria, para pagar a universidade de um filho ou para a realização de um sonho, por exemplo. Portanto, não faz sentido nenhum a afirmação genérica e sem embasamento no ser humano, de que ninguém deve investir até quitar todas as dívidas.

Então, o que fazer?

Bom, existem dois principais tipos de dívidas para pessoas físicas:

Dívidas Planejadas: são aquelas que a pessoa pensou antes de fazer. Um exemplo clássico é o financiamento de um imóvel.

Dívidas Não Planejadas: essas são as que as pessoas fazem, geralmente, por falta de planejamento. Aqui estão dívidas feitas em situações emergenciais ou de elevado descontrole financeiro. Alguns exemplos: cheque especial e empréstimos pessoais. 

Em tese, alguém planejou antes de tomar dívidas planejadas. Se planejou elas “cabem” no orçamento. Se não planejou e agiu por impulso, mesmo o financiamento de um imóvel é uma dívida não planejada.  

Já as dívidas não planejadas, feitas por extrema necessidade, costumam ter juros tão elevados que podem levar alguém à ruína. 

Cobrimos esse tema de dívidas em mais detalhes no nosso curso Contingência Financeira. Conheça mais sobre o curso nesta página.

Respondendo a pergunta, dívidas não planejadas devem ser eliminadas antes de começar a investir. As planejadas, quando realmente foram planejadas, podem ser “adaptadas” ao seu fluxo de caixa para serem quitandas ao longo do tempo, de acordo com as suas necessidade e capacidade de pagamento, enquanto investe para evoluir em direção aos seus sonhos e projetos.

O mais importante é ter um orçamento equilibrado, com as despesas menores do que as receitas para que o excedente seja direcionado para a quitação de dívidas e construção de projetos que não devem ser adiados.

Um indivíduo que possui dívidas planejadas, mas também possui reservas financeiras construídas através do hábito de poupar e investir, se perder o emprego ou a principal fonte de receita de uma hora para outra, tem tempo para se reinventar sem colocar em risco a própria sobrevivência e qualidade da vida. Já alguém que zerou as dívidas e postergou a construção de reservas, em uma situação semelhante, pode não ter o que comer no mês seguinte.

Finanças pessoais devem sempre ser individualizadas para a realidade de cada pessoa. É sempre possível planejar e caminhar em direção a melhor eficiência financeira, conciliando com sonhos e projetos realistas.


Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!