Qual a diferença entre HIGH YIELD e HIGH GRADE?

Qual a diferença entre HIGH YIELD e HIGH GRADE (John Lee)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

High Yield e High Grade são dois termos que os especialistas de FIIs costumam usar muito ao explanar e diferenciar Fundos de papel.

A tradução livre de High Yield seria algo como um “retorno maior” ou

“maiores retornos”. É basicamente um fundo de papel que foca em comprar CRIs com taxas mais altas, que tem  retornos maiores para poder pagar mais para o cotista.

Obviamente que quanto maior o retorno, maior pode ser o risco atrelado junto a ele. Já que eles estão fazendo operações com taxas mais altas provavelmente as operações vão ser mais arriscadas. Claro que isso não é uma regra, e sim o que é mais provável de acontecer. Pode ser que realmente o fundo encontre um CRI que esteja com uma taxa alta, mas não tem um risco tão grande ou que tenha algum contra peso que diminui o risco. Mas no geral o High Yield é mais arriscado podendo ter algumas exceções que torna a operação um pouco mais segura.

High Grade é algo com uma “qualidade maior” ou “alta qualidade” São fundos que focam em CRIs com uma qualidade maior e com risco de crédito menor. Talvez um pagador de maior qualidade que tem um caixa e uma empresa mais saudável. Eles focam na qualidade e na segurança, sendo que quando você tem isso acaba sacrificando um pouco de taxa de remuneração.

Existe um contraste entre os dois: de um lado o High Yield que busca maiores retornos podendo sacrificar a segurança e do outro lado o High Grade que busca uma maior segurança e sacrifica um pouco da remuneração.

 Isso não significa que todo High Grade paga pouco. Pode ser que o gestor tenha achado CRIs bons, que tenham uma segurança maior e que pagam bem.

Por isso não podemos definir exatamente determinado fundo dizendo que se é High Yield então é arriscado ou se é High Grade é 100% seguro e com menos lucro. Isso são classificações um pouco mais informais.

No caso a gente fala High Yield quando um fundo paga mais e High Grade quando foca mais na segurança. Mas não quer dizer que um é super arriscado e o outro não paga nada, são simplesmente nomenclaturas usadas.

 Inclusive os fundos de papel não usam só essas duas nomenclaturas, tem muitas outras. A maioria dos Fundos de papel ficam no meio termo, ou seja, eles têm CRIs um pouco High Yield e CRIs um pouco High Grade e ainda tem CRIs que não são nem um nem outro, ficam no meio termo.

Então lembre-se que um fundo de papel ele não tem que ser exatamente High Yield ou High Grade, ele ou pode ser um dos dois ou pode ser outra coisa também.

São fundos que podem ter o mandato mais focado em um ou mais focada no outro, ou pode ser mais híbrido, mas flexível, que não tem uma preferência por um ou por outro, ele tem todos e se diversifica.

Esse é um ponto importante para você avaliar nos fundos de papel.  Olhar qual é o tipo de CRI que aquele gestor gosta de comprar, se aquele fundo gosta de comprar mais High Yield, mais High Grade ou se gosta de ambos, de diversificar.

Quando você estiver analisando algum fundo de papel, procure entender qual é o perfil de CRIs que ele adquire, sendo que isso pode ser um, pode ser outro ou pode ser ambos. Ele pode focar várias coisas dentro da carteira e na maioria dos casos, quando mais diversificado ser um fundo, melhor.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!