O que significa EBITDA e por que ele é muito usado por analistas?

EBITDA (Reprodução Stark Capital)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A palavra EBITDA vem do inglês ao qual cada letra significa Earnings, Before, Interest, Taxes, Depreciation e Amortization, ou seja, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Para deixar o conceito mais simples, ele pode ser definido como a medida do desempenho financeiro de uma empresa, agindo como uma alternativa a outras métricas como receita, lucro ou lucro líquido.

O EBITDA deve ser considerado uma ferramenta entre muitas disponíveis no mercado financeiro. Ele é uma métrica útil para compreender a capacidade de uma empresa de gerar fluxo de caixa para seus proprietários e para julgar o desempenho operacional de uma empresa.

Como calcular o EBITDA

Para calcular o EBITDA primeiramente, é preciso calcular o lucro operacional. Para calcular é utilizada a fórmula a seguir:

    Lucro operacional = receita líquida – (custo das mercadorias comercializadas + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas)

Feito isso, então será possível calcular o EBITDA, somando o valor do lucro operacional ao valor da depreciação e da amortização. Veja a fórmula a seguir:

    EBITDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização

É comum investidores não encontrarem os valores de EBITDA pronto nos balanços das empresas que precisa analisar, já que esse indicador não é reconhecido pelas práticas contábeis adotadas no Brasil.

Por que o EBITDA é importante?

Com essa métrica é possível comparar e analisar a lucratividade entre empresas e setores, já que ela elimina os efeitos de decisões financeiras, governamentais ou contábeis. Isso fornece uma indicação mais clara e bruta de seus ganhos.

Para os empresários o EBITDA se torna importante para poder ter uma ideia mais clara do valor de uma empresa e demonstrar aos compradores e investidores seu valor.

Enquanto para os investidores o EBITDA passou a ser uma das ferramentas utilizadas na hora de avaliar empresas de capital aberto já que através dele a comparação entre empresas do mesmo setor passou a ser possível, ajudando assim na escolha de ações.

Desvantagens do EBITDA

O EBITDA é uma métrica de lucro neutra em relação à estrutura de capital, o que significa que não leva em consideração as diferentes maneiras como uma empresa pode usar dívida, patrimônio líquido, caixa ou outras fontes de capital para financiar suas operações.

Também exclui despesas não monetárias, como depreciação, que pode ou não refletir a capacidade de uma empresa de gerar caixa que possa pagar como dividendos.

Além disso, exclui impostos, que podem variar de um período para outro e são afetados por inúmeras condições que podem não estar diretamente relacionadas aos resultados operacionais de uma empresa.

No geral, o EBITDA é uma ferramenta útil para normalizar os resultados de uma empresa para que você possa avaliar o negócio com mais facilidade.

Ele não deve ser usado exclusivamente como uma medida do desempenho financeiro de uma empresa, nem deve ser motivo para desconsiderar o impacto da estrutura de capital de uma empresa em seu desempenho financeiro. Ou seja, o EBITDA não substitui outras métricas, como o lucro líquido. Afinal, os itens excluídos do EBITDA como juros, impostos e despesas não caixa, ainda são itens reais com implicações financeiras que não devem ser descartados ou ignorados.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!