Seu portal de informações sobre o mercado de investimentos.

O que são ETFs?

ETF (TICKER.11)

ETFs – é uma sigla do inglês que significa Exchange Traded Funds, ou seja, são fundos de índice negociados em bolsa. Como o nome sugere esses fundos são negociados na bolsa de valores.

O termo “índice” refere-se ao fato de que os ETFs rastreiam o desempenho de um índice inteiro, sendo assim, os fundos negociados em bolsa são baseados em um índice de referência como o Ibovespa.

Como funciona um ETF?

Enquanto os gestores de fundos ativos constantemente compram e vendem ações e, portanto, influencia o desempenho do respectivo fundo, os ETFs seguem uma estratégia de investimento passiva. A sua composição não é ativamente determinada por um gestor de fundos, mas sim reproduzem automaticamente o desempenho de um índice no qual se baseiam.

Esses índices podem ser, por exemplo, índices de ações, índices de títulos e imóveis ou índices de commodities e criptomoedas. Se o índice se desenvolve positivamente, o ETF também se desenvolve bem.

Como investidor você pode comprar e vender ETFs todos os dias de negociação. Um exemplo disso é o índice de ações brasileiro (Ibovespa), que hoje é composto por 82 ações das maiores empresas que estão listadas na B3. Se você possui um ETF no Ibovespa, você investiu, pelo menos em teoria, em todas as 82 empresas do índice.

Quais as vantagens de investir em ETFs?

Os ETFs têm a vantagem de apresentar custos muito baixos ao eliminar a gestão de fundos e, ao mesmo tempo, serem amplamente diversificados. Os índices amplamente diversificados podem resultar em um risco menor do que com investimentos em ações individuais.

Eles também garantem a transparência, referindo-se sempre a um índice específico, sua composição geralmente é conhecida e você pode acompanhar seu desempenho diariamente, sem ter que olhar para sua carteira.

Outra questão é que eles podem ser negociados tão facilmente quanto uma única ação, embora acompanhem centenas, às vezes até mais de mil, valores de ações ao mesmo tempo.

Como os ETFs são negociados na bolsa de valores e, portanto, podem ser comprados e vendidos todos os dias de negociação, eles também oferecem um alto nível de flexibilidade e liquidez.

É muito fácil para o consumidor usar: com apenas alguns cliques, as ações de um ETF podem ser compradas ou vendidas.

Quais são as desvantagens dos ETFs?

Mesmo que o número de desvantagens pareça menor, elas ainda devem ser consideradas antes de investir em fundos desse tipo.

Uma vez que os fundos de índice se desenvolvem em paralelo com os índices subjacentes, também estão sujeitos às mesmas flutuações, sendo assim, os investidores têm de suportar esta volatilidade nos ETFs.

Em geral, pode-se dizer que investir em ETFs vale a pena principalmente se você planeja em longo prazo. O investimento de curto prazo aumenta os custos de negociação enquanto reduz os retornos.

O volume do fundo das ações também pode limitar o desempenho – ETFs muito pequenos de diferentes fornecedores são frequentemente mais difíceis de negociar e, portanto, reduzem o lucro do investimento.

Para quem são indicados?

Os ETFs podem ser uma boa indicação para investidores sem experiência no mercado de ações, mas também para investidores com muita experiência. Se você apostar nos índices certos, o desempenho e os retornos podem ser altamente lucrativos.

Esta estratégia de investimento passivo tem a vantagem de que você não precisa lidar com as métricas da empresa e estratégias de investimento sofisticadas o tempo todo. Um ETF sobe ou desce com o índice que rastreia.

Devido à volatilidade normal nos mercados financeiros, os ETFs também são particularmente adequados para uma estratégia de investimento de longo prazo com a qual os investidores podem evitar as flutuações de preço.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Continue lendo:

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

O Ticker 11 é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos e Previdência e Criptomoedas

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!

Acesse gratuitamente um relatório e análise do FII BCFF11!

Basta digitar o seu e-mail ao lado para receber gratuitamente no seu e-mail um relatório da Ticker 11 sobre o fundo imobiliário BCFF11.