Seu portal de informações sobre o mercado de investimentos.

O que são ações?

O que você imagina quando alguém fala sobre investir em ações? Na minha cabeça a imagem de investidores em ações era daquelas pessoas vestidas de social, olhando para diversas telas com gráficos subindo e descendo a todo o momento. Uma visão bem de filme americano da década de 90. Até entendermos o que é uma ação e como funcionam esses investimentos pode levar algum tempo. Mas depois que entendemos percebemos que essa minha visão inicial é bem distorcida da realidade atual, já que nunca foi tão fácil se tornar um acionista. Você pode fazer isso com uma pouca quantia de dinheiro e uma rápida transferência online.

Para começar a entender melhor, vamos lá.

Afinal o que é uma ação?

A ação é uma forma antiga de investimento que funciona de maneira surpreendentemente simples: uma empresa emite títulos que representam uma parte da própria empresa.

Ou seja, uma ação é a menor fração de uma empresa de capital aberto, negociada livremente na Bolsa de Valores. Então, quem compra uma ação possui uma pequena parte dessa empresa. O comprador se torna um acionista e, portanto, um coproprietário da sociedade anônima.

Você pode se tornar sócio de qualquer empresa que esteja listada na bolsa de valores, até aquelas gigantes famosas que são tão conhecidas mundialmente como Apple e Google. Claro que para investidores do Brasil investir nessas ações é um pouco diferente de quem investe diretamente na bolsa de valores dos EUA, mas saiba que é possível.

Aqui no Brasil também temos grandes empresas listadas na bolsa, como a Petrobras, nossa famosa petroleira conhecida mundialmente, ou a Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro.

Existem ações dos mais variados setores, e você pode se surpreender da quantidade e empresas que estão disponíveis para novos acionistas. Atualmente, existem mais de 400 empresas listadas na B3 (Bolsa de valores brasileira) que vendem suas ações a investidores interessados.

Como comprar ações

Para comprar ações você precisa inicialmente ter uma conta em corretora de valores e fazer uma transferência de valor para essa conta.

Dentro dessa corretora você terá acesso a um sistema chamado Home Broker e é nesse lugar que é possível operar na bolsa de valores, comprando e vendendo ações e demais ativos negociados em bolsa.

Para que uma ação seja comprada e negociada pelo público, a empresa deve primeiro fazer uma oferta pública inicial (IPO). Para a empresa, a venda de ações é uma forma de geração de capital. Isso permite que continue crescendo e fazendo novos investimentos. No entanto, apenas empresas que já atingiram um determinado tamanho conseguem fazer esse IPO, pois essa etapa está associada a custos e burocracia consideráveis.

Por que você precisa investir em ações

Os investimentos em ações podem dar um retorno muito maior no longo prazo do que outras modalidades de investimentos. Por exemplo, uma boa carteira de ações de base ampla teve um aumento de valor significativamente maior do que uma conta de poupança nas últimas décadas. Apesar de todas as crises, as ações provaram ser um investimento de alto rendimento no longo prazo.

Para ter um investimento equilibrado é necessário ter diferentes classes de ativos. Diversificação da carteira é necessário para segurança do seu patrimônio e melhores retornos.

Outra questão é a possibilidade de se tornar sócio de uma empresa, algo que não é possível para a maioria das pessoas devido a falta de capital. Embora você possa entrar em uma empresa não listada como um investidor, aplicando uma grande quantia de dinheiro nela, na bolsa de valores você pode fazer isso com pouco dinheiro e apenas alguns cliques do mouse. E o melhor de tudo é poder vender quando achar que deve, sem passar pelo mesmo estresse que é se desfazer de uma sociedade empresarial. Ele cria uma estrutura uniforme para que as ações sejam vendidas de uma pessoa para outra. A bolsa de valores nada mais é do que um mercado.

Ainda que invista pouco, de alguma forma você está colaborando com o capital da empresa que investiu. A junção de pequenos acionistas dá um montante gigante no final das contas. E por isso que quando os negócios vão bem, esses pequenos acionistas também se beneficiam  tanto com o aumento de valor de suas ações e, às vezes, com a distribuição de parte dos lucros (dividendos).

Investir em ações pode ser um ótimo negócio que apresentam bons lucros no longo prazo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como investir em ações? Faça parte do nosso canal de investidores em ações. Venha ser também um acionista.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Continue lendo:

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

O Ticker 11 é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos e Previdência e Criptomoedas

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!

Acesse gratuitamente um relatório e análise do FII BCFF11!

Basta digitar o seu e-mail ao lado para receber gratuitamente no seu e-mail um relatório da Ticker 11 sobre o fundo imobiliário BCFF11.