O que é uma carteira de investimentos?

Design Canva (Canva editor)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O primeiro passo para um investimento de sucesso é a formação de uma carteira de investimentos bem consolidada. Todo investidor experiente entende que isso é essencial para ter segurança e conseguir bons rendimentos.

Se você entrou para o mundo dos investimentos agora, precisa saber o que é uma carteira de investimentos, como montar sua carteira corretamente, e saber como administrar seus ativos com o maior benefício e menor risco.

O que é uma carteira de investimentos

Como qualquer setor, o investimento tem sua própria linguagem. E um termo que as pessoas costumam usar é “carteira de investimentos”, que se refere a todos os seus ativos investidos. 

Uma carteira de investimentos é um conjunto de ativos em que um investidor investe seu capital para obter lucro. Esses ativos podem ser ações, FIIs ou ativos de renda fixa como CDBs ou Tesouro Direto.

O investidor precisa se certificar de que haja uma boa combinação de ativos para que o equilíbrio seja mantido, o que ajuda a promover o crescimento do capital com risco limitado ou controlado.

Uma pessoa que não está familiarizada com o tema investimento pode ter a seguinte dúvida: por que investir em vários ativos? Não seria melhor escolher uma coisa, por exemplo, comprar ações de uma grande empresa e lucrar apenas com elas?

Com certeza esta é a solução mais simples. Mas imagine que as ações caiam de valor ou a empresa vá à falência. Então, o investidor perde todo o seu capital.

Digamos que as ações são um investimento arriscado. Nesse caso, vale a pena investir em um ativo mais confiável como os ativos da renda fixa. Isso pode reduzir significativamente os riscos, porém os lucros são menores que de um investimento mais arriscado.

Assim, chegamos a um dos princípios fundamentais do investimento: quanto maior o retorno de um ativo, maior o risco e vice-versa.

Naturalmente, qualquer investidor, seja ele iniciante ou experiente, deseja receber renda sem arriscar nada. Infelizmente, as próprias especificidades do mercado excluem essa possibilidade. Você sempre deve escolher entre confiabilidade e lucratividade.

Formação de uma carteira de investimentos

Existe uma maneira de aumentar o potencial de retorno do investimento e, ao mesmo tempo, minimizar o risco de perder tudo. Estamos falando sobre a formação de uma boa carteira de investimentos.

A distribuição competente de capital entre vários ativos aumenta a confiabilidade dos investimentos. Se uma das áreas de investimento não ser lucrativa, outras, mais estáveis, permanecerão, porque é extremamente raro que todos os projetos falhem ao mesmo tempo.

Ao mesmo tempo, quando os recursos são investidos em diversos instrumentos, são criadas as melhores condições para o crescimento dos lucros. Ao analisar a lucratividade de uma carteira de investimentos, você pode redistribuir seu capital a tempo como, por exemplo, vender ativos não lucrativos e usar o produto para comprar outros mais lucrativos.

Assim, é possível definir dois objetivos principais para a formação de uma carteira de investimentos: Diversificação dos riscos e aumento da lucratividade devido à redistribuição de capital.

Quer saber como formar uma boa carteira de investimentos?

Faça parte do nosso canal de investidores no Telegram e conheça nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!