O que é um esquema de pirâmide?

Pirâmide (Thais Cordeiro)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os esquemas de pirâmide são ilegais e muito arriscados ao qual costumam ser vendidos como investimentos de “enriquecimento rápido”, mas que na verdade podem acabar custando muito dinheiro.

Uma pirâmide é um esquema fraudulento que é oferecido para as pessoas como uma possibilidade de investimento que apresenta ótimo retorno em um curto período de tempo.

Ela é um modelo de negócios insustentável ao quais alguns membros de nível superior precisam recrutar novos membros e assim consecutivamente.

 Frequentemente são chamados de “golpes de pirâmide”, já que essas operações são ilegais em vários países, inclusive no Brasil.

Como funcionam os esquemas de pirâmide

O esquema recebe esse nome devido a sua estrutura de pirâmide, ao qual o topo depende da base para poder se manter.

Começa com um recrutador inicial, que está no ápice da hierarquia. O indivíduo recruta uma pessoa, que deve aplicar determinado valor. O pagamento é então realizado para o recrutador inicial. Para que o novo membro recupere seu dinheiro, ele deve recrutar mais membros sob seu comando, cada um dos quais também fará um investimento inicial.

Se o recruta conseguir que 10 ou mais pessoas se juntem, ele terá ganhado uma quantia substancial de lucro com apenas um pequeno investimento.

Todos os membros recém-chegados devem conseguir mais pessoas para ingressar. A cada 10 pessoas que um novo membro traz para o esquema, ele ganha um lucro sob esses novos integrantes, porém, o pagamento inicial que fez ao indivíduo que o recrutou não volta.

A pirâmide continua até o ponto em que o esquema não pode mais se sustentar devido à falta de novos recrutamentos. Dessa forma então os que estão no topo da pirâmide obtêm lucros enormes, enquanto os que estão na base acabam perdendo seus investimentos.

O problema é que o esquema não consegue se manter por muito tempo. Os membros são enganados ao pensar que, investindo, terão muito lucro. No entanto, na realidade, o esquema geralmente não resultou na criação de qualquer riqueza.

.Deve-se notar que, como os esquemas de pirâmide dependem exclusivamente de novos membros, e a grande maioria não envolve a venda de produtos ou serviços reais.

Como as pirâmides terminam

Os esquemas de pirâmide são viáveis ​​desde que os níveis mais baixos permaneçam mais largos do que os superiores. Mas, uma vez que os níveis mais baixos encolhem, toda a estrutura desmorona.

É simplesmente impossível que as pirâmides se sustentem para sempre e, em algum lugar da cadeia, as pessoas perderão seu dinheiro.

Quando um esquema de pirâmide é encerrado, os membros de nível superior saem com muito dinheiro, enquanto a maioria dos membros de nível inferior sai de mãos vazias e por vezes podem perder tudo o que tinham como casa, carro etc.

O modelo de lucrar usando o efeito de rede muitas vezes leva os indivíduos a recrutarem seus conhecidos, o que pode parecer nojento para todos os envolvidos e pode, em última instância, prejudicar os relacionamentos. Os investidores deveriam evitar tais esquemas.

Como identificar um esquema de pirâmide

Os esquemas de pirâmide têm algumas características comuns com as quais devemos estar atentos. Essas são quatro formas de identificá-la:

1. Ênfase no recrutamento

Se houver um programa que está colocando muita ênfase em conseguir que outras pessoas participem em vez de vender um produto ou serviço, é grande a possibilidade de que seja algo ilegal.

2. Nenhuma venda de produto ou serviço real

Deve-se ter muito cuidado com os esquemas que não envolvem a venda de nenhum produto ou serviço genuíno.

3. Promessas de grandes retornos em um curto período

Se for oferecida a alguém uma maneira de ganhar dinheiro rápido em um período muito curto, caia fora na mesma hora. A única maneira de um programa gerar lucros rápidos é se os pagamentos de novos recrutas estiverem sendo usados ​​para pagar os primeiros investidores.

4. Falta de registro ou declarações da receita

Antes de aderir a qualquer esquema, deve-se solicitar comprovante de receita. Por exemplo, eles podem pedir para ver as demonstrações financeiras, que devem ser auditadas por um contador profissional. Os registros mostrarão o tipo de atividades em que a empresa está envolvida. Como regra geral, um esquema deve obter receita principalmente da venda de produtos ou serviços, e não do recrutamento de pessoas.

Fuja de qualquer falsa promessa de ganhos extraordinários em um curto período de tempo.

Se quiser começar a investir de forma segura, entra no nosso canal e conheça investimentos reais.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!