Seu portal de informações sobre o mercado de investimentos.

O que é o IFIX?

Edificios (Pixabay)

O IFIX é o índice dos Fundos Imobiliários. Todo investimento precisa de uma base para que tanto o mercado quanto o próprio investidor possa avaliar como está o seu desempenho e os sentimentos do mercado. O IFIX é esse Índice de mercado, ele serve para fazer a média do setor imobiliário.

Ele funciona como uma carteira teórica que é preenchida com alguns ativos com base na própria metodologia que a bolsa faz.

Qual o objetivo do IFIX?

Ele tem como objetivo ser o indicador médio das cotações dos principais fundos imobiliários que são negociados na bolsa. Como é muito difícil e seria quase impossível avaliar todos os fundos imobiliários disponíveis no mercado, é realizada essa média. Então para compor o índice são selecionados os melhores Fundos para essa avaliação.

Assim como o Ibovespa faz uma média das ações o IFIX avalia os Fundos Imobiliários. Então basicamente a sua função é ser um termômetro do mercado imobiliário que está listado na bolsa.

Critérios de participação              

Existem alguns critérios para fazer parte do IFIX.

1º Critério: Não ser uma Penny Stock

A maioria dos fundos cumpre esse requisito, já que é difícil uma cota mínima estar menor que R$ 100 reais.

Penny Stock significa ativos negociados a menos de 1 real, ou seja, não podem ser ativos que valem centavos.

2º Critério: Ter presença em 95% dos pregões

Nos últimos 12 meses o fundo tem que ter tido 95% de presença nos pregões.

Como a carteira é atualizada constantemente, para o fundo se manter nela, ele precisa ter tido uma boa posição nas últimas três avaliações.

3º Critério: Estar entre os ativos que representam 95% do índice de negociabilidade.

São avaliados os ativos que são mais negociados na bolsa, em termos de volume e liquidez. Com isso a bolsa faz uma lista de ordem decrescente do mais negociado para o menos negociado. Os 95% mais negociados ficam dentro do IFIX.

Como saber se o índice está indo bem?

Um índice serve para avaliar seu desempenho como investidor, avaliando não apenas a rentabilidade, como fazendo uma média do mercado.

Dentro do IFIX fazem parte os principais e maiores fundos imobiliários. Então, se os principais fundos Imobiliários subirem, o IFIX também sobe e se eles caírem ele também tende a cair.

Quanto maior o Fundo, maior será sua posição dentro do Índice, já que o valor de mercado do fundo determina o peso dele dentro do índice

Os rendimentos baseados no IFIX renderam muito mais que o Ibovespa nos últimos anos, porém, retorno passado não é garantia de retorno futuro.

O IFIX é o único índice de FIIs?

Além do IFIX muitos especialistas do mercado vêm criando seus próprios índices, alegando que o IFIX apresenta algumas falhas em suas avaliações. Entre os mais conhecidos temos o SUNO30 e o índice do Banco Inter.

Nós temos carteira recomendada de FIIs feita pelos melhores especialistas do mercado.

IFIX | O que é o índice IFIX? (Índice dos Fundos Imobiliários). Produção: Henrique Stuart. Youtube: [s. n.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hb_r55F7H30. Acesso em: 28 set. 2021.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Continue lendo:

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

O Ticker 11 é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos e Previdência e Criptomoedas

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!

Acesse gratuitamente um relatório e análise do FII BCFF11!

Basta digitar o seu e-mail ao lado para receber gratuitamente no seu e-mail um relatório da Ticker 11 sobre o fundo imobiliário BCFF11.