Pizza (mahyar motebassem)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Um dividendo é um pagamento que uma empresa paga aos seus acionistas. Esses pagamentos são uma parte dos lucros da empresa que ela repassa aos investidores.

As empresas que obtêm lucro podem pagar esse lucro aos acionistas, reinvesti-lo no negócio por meio de expansão, redução da dívida ou recompra de ações ou ambos. Quando parte do lucro é paga aos acionistas, o pagamento é conhecido como dividendo.

Como funcionam os dividendos?

Como eles são uma remuneração extra que é paga aos investidores pelo seu investimento no capital social de uma empresa, ele geralmente provém do lucro líquido da empresa.

Enquanto a maior parte do lucro é mantida dentro da empresa na forma de lucros acumulados, que é o dinheiro que será usado para as atividades comerciais e de investimento atuais e futuro da empresa, o restante pode ser distribuído entre os investidores como dividendos.

O valor dos dividendos é expresso em reais por ação ou como uma porcentagem do valor de mercado atual, o chamado rendimento de dividendos. O dinheiro ganho pode ser devolvido aos acionistas na forma de dividendos ou deixado na empresa como lucros retidos.

Os dividendos devem ser declarados aprovados pelo conselho de administração da empresa sempre que forem pagos.

Quando os dividendos são pagos?

Os dividendos podem ser pagos com uma frequência: mensal, trimestral ou anual.

Existem quatro datas importantes a serem lembradas em relação aos dividendos:

Data da declaração: A data da declaração é o dia em que o conselho de administração anuncia sua intenção de pagar dividendos.

Data ex-dividendo: Este é o dia determinado pela bolsa de valores em que qualquer nova compra de ações não terá direito aos dividendos aprovados (eles estariam disponíveis para a próxima rodada de dividendos).

Data de registro: Esta data segue sempre a data ex-dividendo . É o dia em que os acionistas devem estar nos livros de registro da empresa para serem elegíveis para receber os dividendos daquele período. É basicamente a data ex-dividendo por parte da empresa, enquanto a data anterior diz respeito à própria troca.

Data de pagamento: é a data em que o dividendo será efetivamente entregue aos acionistas da empresa.

Quais empresas pagam dividendos?

É mais provável que os dividendos sejam pagos por empresas bem estabelecidas que não precisam mais reinvestir tanto dinheiro em seus negócios.

Startups e outras empresas de rápido crescimento, por exemplo, dos setores de tecnologia, raramente pagam dividendos. Isso porque todos os seus lucros são reinvestidos no crescimento e desenvolvimento do negócio.

Empresas grandes e conhecidas tendem a pagar dividendos regularmente para contribuir para o bem-estar dos acionistas. Essas empresas maiores e mais estabelecidas com lucros mais previsíveis costumam ser as melhores pagadoras de dividendos. Elas tendem a pagar dividendos regularmente porque se esforçam para maximizar a riqueza dos acionistas.

 Historicamente, os maiores dividendos do mundo foram oferecidos por empresas de petróleo e gás, bancos, instituições financeiras, representantes dos setores de saúde e serviços públicos e fundos de investimento imobiliário.

Como ganhar dinheiro com dividendos

Ações que pagam dividendos podem fornecer um fluxo de renda estável e crescente. Os investidores geralmente preferem investir em empresas que oferecem dividendos que aumentam ano após ano, o que ajuda a superar a inflação.

Para ganhar dinheiro com os dividendos, tenha em mente esses três pontos:

  • Concentre-se no crescimento de dividendos, não na receita de dividendos.
  • Não confie nos sucessos anteriores da empresa.
  •  Invista em empresas de primeira linha e com grande potencial.

Os dividendos são uma boa fonte de receita: se eles crescerem e forem pagos de forma consistente, você terá um bom lucro. Além disso, o crescimento dos dividendos reflete a força das ações como um todo e ajuda a identificar ações com potencial de valorização no futuro, sustentado por lucros estáveis.

O principal: nunca se esqueça de estudar as declarações da empresa, comentários de analistas e recomendações de especialistas.

Nós temos uma equipe com os melhores especialistas do mercado para te ajudar a identificar quais são os melhores investimentos com reais lucros de dividendos.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!