O que é criptomoeda e como funciona

Criptomoedas (Rūdolfs Klintsons)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Criptomoeda é o ativo que está na moda no mundo dos investimentos atualmente. Mas o que realmente é essa tal de criptomoeda? Onde compro e como funciona esse investimento?

Com certeza você já ouviu falar de Bitcoin, Dogecoin, Litecoin ou Ethereum e ficou se perguntando o que seria isso. Entre todos eles o Bitcoin é o mais famoso e por vezes acaba sendo confundido como a única cripto disponível do mercado. Mas todos esses nomes que parecem estranhos são, na verdade, tipos de criptomoeda (também conhecido como dinheiro digital). E eles são tendências em todos os lugares que você olha.

Apesar de você ver e ouvir falar desse ativo por todos os lados, inclusive na internet em que diversos anúncios devem chegar até você para começar a investir em criptos até na sua caixa de e-mails.

E aí você sem entender nada se pergunta o que são criptomoedas?

O que é criptomoeda?

Criptomoedas são ativos digitais que as pessoas usam como investimentos e para compras online. Você troca moeda real para comprar “moedas” ou “tokens” de determinado tipo de criptomoeda.

Pense desta forma: a criptomoeda é como trocar seu dinheiro em um novo país. Alguns dólares pode lhe pagar um bom jantar nos Estados Unidos, mas se você quiser desfrutar de um jantar requintado na Itália, precisará de alguns euros. Valorizamos dólares e euros porque sabemos que podemos comprar bens ou serviços com eles. O mesmo se aplica à criptomoeda. Você troca seu dinheiro por criptografia e o usa como se fosse dinheiro de verdade (em locais que o aceitam como forma de pagamento).

Então, de onde vem à palavra criptomoeda? Vem da palavra criptografia que significa a arte de escrever ou resolver códigos. Cada moeda de criptomoeda é uma linha de código exclusiva. E as criptomoedas não podem ser copiadas, o que as torna fáceis de rastrear e identificar à medida que são negociadas.

Como funciona a criptomoeda?

A criptomoeda é trocada de pessoa para pessoa na web sem um intermediário, como um banco ou governo, porém para essa negociação é necessário uma corretora de investimentos própria para essas transações.

É possível comprar cotas de fundos de criptomoedas, negociá-las diretamente em uma corretora especializada (também conhecida como exchange), aceitando as moedas digitais como pagamento em algum negócio ou ainda minerando.

Eles são descentralizados, o que significa que nenhum governo ou banco controla como são feitos, qual é seu valor ou como são trocados.

Por causa disso, as criptomoedas valem tudo o que as pessoas estão dispostas a pagar ou trocar por elas.

Como você armazena sua criptomoeda?

Elas são armazenadas em uma carteira digital, que geralmente são um aplicativo ou através da corretora onde você compra suas moedas. Sua carteira fornece uma chave privada, um código exclusivo que você insere para assinar digitalmente as compras.

As criptomoedas usam algo chamado tecnologia blockchain. Um blockchain é como um recibo realmente longo que continua crescendo a cada troca de criptografia. É um registro público de todas as transações que já aconteceram em uma determinada criptomoeda. Pense nisso como um livro-razão que mostra a história daquela moeda.

O que você pode comprar com criptomoeda?

A maioria das pessoas ainda vê as criptomoedas apenas como um investimento. Mas a criptomoeda está rapidamente ganhando velocidade e se tornando mais amplamente aceita como moeda. E isso pode se tornar ainda mais popular à medida que essas criptomoedas continuam ganhando confiança.

Alguns grandes varejistas, como Whole Foods, Nordstrom, Etsy, Expedia e PayPal, agora estão permitindo que as pessoas paguem usando criptografia.

Em alguns países as criptos também vêm sendo estudadas para que virem moedas oficiais. Recentemente tivemos o lançamento do Bitcoin como moeda nacional em El Salvador.

E, claro, quaisquer duas pessoas que valorizem os tokens podem trocá-los por bens ou serviços entre si.

Ainda existem as artes digitais das criptomoedas chamada NFTs, onde você compra arte digital com dinheiro digital (confira mais sobre as NFTs clicando aqui).

As criptos ainda vão crescer muito e em um futuro não muito distante passaram a ser aceitas como forma de pagamento em muitos outros locais.

Quer aprender a investir em criptomoedas?

Clique aqui e participe do nosso canal.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

Loja Habitarte 2 (Divulgação Sequóia)
Fundos Imobiliários

Conheça o Fundo Imobiliário SEQR11

O fundo do SEQR11 não vem do mercado financeiro e sim do mercado imobiliário. Os trabalhos da Sequóia começaram a mais de 30 anos, ao

Pirâmide (Thais Cordeiro)
Educação Financeira

O que é um esquema de pirâmide?

Os esquemas de pirâmide são ilegais e muito arriscados ao qual costumam ser vendidos como investimentos de “enriquecimento rápido”, mas que na verdade podem acabar

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!