O que é comprar vacância?

Comprar vacância é uma estratégia muito discutida por investidores de Fundos Imobiliários.  Aos olhos do leigo ou investidor menos experiente, pode parecer de difícil compreensão e execução. Não é. 

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Comprar vacância é uma estratégia muito discutida por investidores de Fundos Imobiliários. 

Aos olhos do leigo ou investidor menos experiente, pode parecer de difícil compreensão e execução. Não é. 

Vou simplificar para vocês: comprar vacância é a mesma coisa que o brasileiro sempre faz quando investe em imóveis para renda. Compramos imóveis vazios, muitas vezes em construção e esperamos que o inquilino chegue, em algum momento, para colocar dinheiro no nosso bolso.

Danilo, faz sentido fazer isso com Fundos Imobiliários sabendo que temos diversas opções de investimento?

Depende. 

Algo para saber sobre vacância é que área vaga, além de não gerar receita, também gera despesas com condomínio e IPTU dos espaços vazios.

Imagine que você encontre um Fundo Imobiliário que, apesar de ter algum espaço vago, consegue gerar uma renda atrativa. Esse fundo, que já remunera o investidor de maneira satisfatória, tem um “gatilho” para aumento na distribuição. O gatilho é justamente a ocupação da área vaga. 

De uma maneira geral, o mercado só enxerga a renda, com viés de curto prazo, e precifica em função da renda que o fundo gera. Poucos investidores buscam informações detalhadas sobre o ativo. Isso faz com que situações desse tipo aconteçam. 

Alguns detalhes devem ser observados por quem compra vacância:

1. Os imóveis precisam ser bons. Imóveis ruins não serão ocupados. 

2. A gestão precisa ter um bom histórico. Gestores não tão bons terão mais dificuldades para encontrar clientes (inquilinos). Bons gestores podem, ainda, reduzir a vacância do fundo e melhorar a distribuição para o investidor vendendo o espaço vago ou comprando imóveis já ocupados.

3. O mercado precisa ser observado. Faz sentido comprar espaço vago com o mercado em recuperação. Não faz sentido com o mercado em declínio.

4. Para amenizar o custo de “carregar” espaços vagos, compre quando o Dividend Yield (métrica obtida através da divisão dos dividendos pelo preço da cota) estiver próximo de fundos semelhantes e com melhor ocupação. 

Achou a estratégia complexa? Não faça. Existem diferentes maneiras de investir em Fundos Imobiliários. Faça o que consegue executar e evolua aos poucos. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!