Seu portal de informações sobre o mercado de investimentos.

Mercados e bolsas em risco após surgimento de nova variante na África do Sul

Mercados e bolsas em risco após surgimento de nova variante na África do Sul (Tima miroshnichenko)

O surgimento de uma variante do coronavírus na África do Sul já apavora as economias globais que temem o retrocesso da pandemia. Depois que o país africano detectou a cepa pela 1ª vez, o preço do petróleo e as bolsas mundiais apresentaram queda generalizada.

O índice futuro do Dow Jones da Bolsa de Nova York cai 2% antes da abertura do pregão. Na Ásia e na Europa, as principais praças também registram queda.

O mercado americano estava fechado ontem, por causa do feriado de Ação de Graças, mas amanheceu no terreno vermelho. Além do recuo do Dow Jones, o S&P caía 1,6% e a Nasdaq, 1%, respectivamente, por volta das 6h30.

Na Ásia, a Bolsa de Hong Kong recuava 2,7%, enquanto Tóquio cedia 2,5%. Nos mercados europeus, o nervosismo dos investidores também se refletia nos índices. Londres, Paris e Frankfurt tinham baixas superiores a 3%.

Inflação x pandemia

Os riscos de um novo impacto do COVID sobre a atividade econômica estão superando as expectativas de aumento das taxas dos principais bancos centrais do mundo no ano que vem.

Em um eco do pânico que varreu os mercados quando a COVID estava se espalhando no início do ano passado, os preços do petróleo caíram mais de 6% nesta sexta-feira (6), as ações da indústria de viagens registraram quedas de 6% ou mais e os rendimentos de dois anos do Tesouro dos EUA caíram 12 bps em uma de suas maiores queda diária desde março de 2020.

Os negociantes de moeda têm favorecido o dólar americano e outros onde as perspectivas de aumento das taxas pareciam fortes, impulsionadas pela inflação mais alta e economias mais fortes.

O economista-chefe do UBS Investment Bank, Arend Kapteyn, disse que embora a confiança na melhoria dos mercados de trabalho dos EUA possa enfraquecer se uma nova variante entrar em vigor, ainda é cedo para avaliar o impacto.

Mas ele acrescentou que “o mercado ficou muito à frente de si mesmo em termos de precificação de uma janela cônica reduzida e vários aumentos no próximo ano”.

A nova variante também pode complicar a tarefa dos bancos centrais se piorar os atrasos na cadeia de abastecimento, que são parcialmente culpados por alimentar a inflação.

Nesta sexta-feira, a libra esterlina caiu 0,6% em relação ao euro; junto com os dólares kiwi, australiano e canadense, a libra foi mais vulnerável a expectativas de taxas de flexibilização.

Na Europa, a nova variante pode fortalecer a mão de pombos no Conselho do BCE.

Enquanto se espera que o BCE reduza seu esquema de estímulo emergencial à pandemia de 1,85 trilhão de euros (US$ 2,08 trilhões), o estrategista do Mizuho, ​​Peter McCallum, agora vê uma chance maior de que o programa seja estendido além do prazo de março.

Essa visão repercutiu nos mercados de títulos do sul da Europa, os maiores beneficiários do programa. Os custos dos empréstimos da Itália em 10 anos caíram para menos de 1%, com a maior queda diária em três semanas.

Ainda é cedo para dizer com certeza como ficará a situação. O que se sabe até o momento é que a nova variante está se espalhando rapidamente pela África do Sul e também já foi detectada em Botswana, Hong Kong e Israel. (Com informações de Reuters)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Continue lendo:

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

O Ticker 11 é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos e Previdência e Criptomoedas

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!

Acesse gratuitamente um relatório e análise do FII BCFF11!

Basta digitar o seu e-mail ao lado para receber gratuitamente no seu e-mail um relatório da Ticker 11 sobre o fundo imobiliário BCFF11.