Liberdade financeira: entenda o que é e como alcançar

Homem de braços abertos na montanha (Nilina)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Liberdade financeira é o sonho de muitas pessoas, porém nem todos têm o privilegio de conseguir alcançá-la. Ela pode ter um significado diferente para cada um, já que para alguns essa liberdade está apenas voltada ao fato de não precisar mais trabalhar enquanto para outros é ter a oportunidade de desfrutar de alguns luxos da vida.

Muitas pessoas confundem liberdade financeira com grande riqueza. Não podemos dizer que querer ser rico seja errado, mas a liberdade vai muito além disso.

Liberdade financeira significa simplesmente que você não depende financeiramente de ninguém. Você tem dinheiro suficiente para financiar sua vida sem ajuda externa. Quanto dinheiro você precisa para isso é individual.

Quando você é independente financeiramente, pode esquecer as rotinas cansativas do dia a dia. Temos a possibilidade de levar a cabo os nossos projetos aproveitando os pequenos prazeres da vida. A independência financeira leva você ao crescimento pessoal.

A liberdade financeira torna você mais flexível em suas decisões de vida. A sensação de liberdade geralmente surge quando eventos imprevistos não o desviam mais do curso financeiro. Tanto faz se você da noite para o dia perder seu emprego de anos, afinal, você não depende mais dele.

Parece bom demais para ser verdade? Mas saiba que tudo isso é possível. Com uma abordagem inteligente e a mentalidade certa a liberdade financeira pode se tornar um sonho alcançável.

Porém, o caminho para a liberdade financeira não é fácil. Isso exigirá alguma disciplina de sua parte. Confira esse caminho a seguir:

Limitar as dívidas

A primeira coisa a fazer é evitar contrair muitas dívidas. É melhor se livrar de todas as dívidas contraídas. Você tem que saber conviver com o que tem. Observe que os créditos, ao se acumular, representam um freio em seu caminho para a liberdade financeira.

Se você precisar usar créditos, considere usar um cartão para todas as suas transações. Acostume-se com a ideia de que um cartão de crédito é mais que suficiente para suas diversas compras.

Um único cartão de crédito o impedirá de se endividar de maneira incontrolável. É também uma forma de ficar de olho nos seus gastos.

Gerenciamento

Alcançar a liberdade financeira começa com o bom gerenciamento de seu orçamento mensal. Se você não quer se encontrar em uma situação financeira complicada, é preciso pensar em planejar o seu consumo de forma racional.

Para fazer isso, evite depender de seu salário para o próximo mês. Você precisará ajustar seus gastos com base no dinheiro disponível no momento. Assim, você não ficará tentado a assumir dívidas.

É aconselhável olhar para seus gastos e diferenciar entre gastos necessários e gastos de consumo. Aqueles que cortam despesas podem investir mais em seus fluxos de receita e obter melhores resultados com mais rapidez.

Fazer um orçamento de suas despesas para o próximo mês também ajudará. Você deve determinar a montante o custo total de suas despesas principais (água, energia, aluguel, diferentes tipos de assinaturas, etc.). Em seguida, trate esse valor como intocável sempre que receber seu pagamento. Depois de descontados os encargos principais do seu vencimento, pode utilizar o restante para as suas necessidades secundárias (lazer, férias, etc.).

Ganhar mais dinheiro

Pode parecer algo muito óbvio que se você ganhar mais dinheiro você alcança o que deseja. Talvez essa seja sua própria desculpa para não começar a planejar seu sonho, acreditando que porque ganha pouco não tem como chegar lá.

Trabalhar unicamente com carteira assinada no Brasil é realmente muito difícil de conseguir chegar nesse sonho. Nossos salários costumam ser muito baixos e faz com que precisamos dedicar a maior parte do nosso tempo para ele. Porém se você quer chegar lá tem que ir além do que todo mundo faz.

As pessoas que alcançaram a liberdade financeira chegaram lá porque fizeram o diferente, foram na mão contraria do mundo.

É necessário criar novas fontes de renda. Todo mundo tem capacidade de criar algo novo e mudar de vida, basta querer.

Procure uma nova fonte de renda. A criação de uma renda passiva no futuro é gerada pelo trabalho ativo hoje, que aumentam o seu fluxo de caixa. Esses fluxos de caixa podem ser construídos, por exemplo, fazendo algum freelance ou vendendo algo.

Com o tempo, essa nova fonte de renda pode se tornar seu trabalho integral e você deixa de ser um funcionário para se tornar um empreendedor.

Investir

Depois de determinar suas possibilidades financeiras e conseguir economizar dinheiro, é importante investir. Para tal, deve informar-se sobre as todas as possibilidades de investimentos que existem.

Os juros compostos contribuem significativamente para a liberdade financeira, por isso aproveite do poder deles.

Para investir hoje em dia, não é mais necessário ir a um banco, você pode fazer tudo de forma simples e rápida através da internet. Os investidores tem a possibilidade de investir em ações, fundos, renda fixa, e até investimentos no exterior.

Também não podemos esquecer nos investimentos que precisamos fazer para o nosso desenvolvimento pessoal. Os investimentos em educação financeira podem ser valiosos para o futuro e dar uma contribuição valiosa para a independência financeira. Sem educação financeira, o caminho para a liberdade financeira será um caminho errado com um resultado incerto. Por outro lado, você não precisa ser um profissional da área financeira para atingir seus objetivos financeiros em longo prazo.

Conclusão

De modo geral, a primeira coisa em que você deve pensar é o que liberdade financeira significa para sua vida e porque ela é importante para você. Também é importante definir metas claras para que você saiba para onde deve ir.

A liberdade financeira não acontece de uma hora para outra. É um processo gradual que requer esforços diários. No início, você certamente terá um pouco de dificuldade em administrar seu orçamento, pois terá que continuar a se sustentar. Mas, sendo muito determinado, você alcançará rapidamente essa liberdade tão desejada.

Vale a pena lutar por sua liberdade financeira, pois permite que se ganhe uma atitude segura e confortável perante a vida. Imagine não ter mais que trabalhar por dinheiro. É a liberdade de fazer o que quiser sem medo das consequências que torna a liberdade financeira tão desejável.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!