Inflação e Taxa Selic podem chegar a 8% ainda em 2021

Definição Inflação (Reprodução Blog Maxieduca)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O mercado acordou gritando sobre as novas expectativas de que a inflação e Taxa Selic chegue em 8% esse ano. Mas o que isso interfere na vida dos brasileiros?

Está tudo mais caro e não podemos negar. A cada nova reunião do Copom, que acontece a cada 45 dias vem novas surpresas de aumento da Taxa Selic. Isso seria ótimo se pudéssemos contemplar apenas o lado bom, que são os investimentos em renda fixa. Afinal, quanto mais alta estiver a Selic maior serão os rendimentos de ativos como Tesouro Direto.

O problema é que além da Selic, outras coisas sobem juntas e entre elas temos a grande vilã que é a inflação. Que é exatamente por causa dela que está cada vez mais difícil sair de um supermercado com mais de duas sacolas sem gastar mais que o esperado.

Começamos a semana com expectativas nada positivas para a nossa economia. Nesta segunda-feira (13) o mercado financeiro subiu a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, para 8% neste ano. Ao mesmo tempo, reduziu a previsão de crescimento da economia.

Para a inflação, a expectativa do mercado para o ano de 2021 avançou pela vigésima terceira seguida, passando de 7,58% para 8%.

E o que já não estava ruim, pode ficar ainda pior. Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,15% para 5,04% em 2021. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

O mercado financeiro também subiu de 7,63% para 8% ao ano a previsão para a Selic no fim de 2021. Com isso, os analistas seguem estimando alta nos juros neste ano. Como dito no começo, isso é ótimo para quem pretende começar a investir em renda fixa, uma modalidade segura e que está apresentando bons rendimentos. Mas pra quem ainda está endividado e talvez precise fazer algum empréstimo ou financiamento bancário, nem pensar.

A Selic é o que faz os juros aumentarem. Por isso nos preocupamos tanto em oferecer os melhores conteúdos de educação financeira e analises do mercado com especialistas qualificados.

Melhor ser aquele que empresta e lucra com a alta da Selic do que aquele que perde pagando altas taxas de juros.

Quer saber mais sobre investimentos e poder contar com ajuda qualificada para montar sua carteira?


Clique aqui e acompanhe nosso canal

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

Loja Habitarte 2 (Divulgação Sequóia)
Fundos Imobiliários

Conheça o Fundo Imobiliário SEQR11

O fundo do SEQR11 não vem do mercado financeiro e sim do mercado imobiliário. Os trabalhos da Sequóia começaram a mais de 30 anos, ao

Pirâmide (Thais Cordeiro)
Educação Financeira

O que é um esquema de pirâmide?

Os esquemas de pirâmide são ilegais e muito arriscados ao qual costumam ser vendidos como investimentos de “enriquecimento rápido”, mas que na verdade podem acabar

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!