Diferença entre ações ordinárias, preferenciais e units

Homem de óculos no Home Broker (Tima Miroshnichenko)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Existem três tipos diferentes de ações, sendo elas: ações preferenciais, ordinárias e units. Entenda a diferença de cada uma delas.

O que são ações ordinárias X ações preferenciais?

Os potenciais investidores que desejam adquirir uma participação ou propriedade em uma empresa podem optar por comprar entre ações ordinárias ou preferenciais. As empresas geralmente emitem e vendem ações para levantar fundos para uma variedade de iniciativas de negócios. É importante conhecer e compreender as características individuais e as diferenças entre as ações ordinárias e preferenciais antes de adquiri-las.

Ações ordinárias (ON)

Quando alguém se refere a uma ação de uma empresa, geralmente está se referindo a ações ordinárias. Aqueles que compram ações ordinárias estarão essencialmente comprando ações de propriedade de uma empresa. O titular de ações ordinárias terá direito a voto, que aumenta proporcionalmente com a quantidade de ações que o titular possuir.

Quem compra ações ordinárias tenta vender a ação por um preço mais alto do que quando a comprou para ter lucro. Às vezes, as ações ordinárias virão com dividendos que são pagos.

As ações ordinárias são o tipo de investimento de capital mais comum para os investidores. Eles podem oferecer:

Crescimento de capital: O preço de uma ação aumentará ou diminuirá com o tempo. Quando sobe, os acionistas podem optar por vender suas ações com lucro.

Receita de dividendos: Muitas empresas pagam dividendos a seus acionistas, o que pode ser uma fonte de receita eficiente em termos fiscais para os investidores.

Privilégios de voto: A capacidade de votar significa que os acionistas têm algum controle sobre quem dirige a empresa e como.

Liquidez: Normalmente, as ações ordinárias podem ser compradas e vendidas mais rápida e facilmente do que outros investimentos, como imóveis, arte ou joias. Isso significa que os investidores podem comprar ou vender seus investimentos por dinheiro com relativa facilidade.

Ações preferenciais (PN)

As ações preferenciais podem oferecer aos investidores os seguintes benefícios:

Fluxo de renda confiável: Geralmente, as ações preferenciais dão preferência ao acionista no momento do pagamento de dividendos.

Maior renda: Comparadas às ações ordinárias, as ações preferenciais tendem a pagar dividendos mais elevados. (Observação: os dividendos de ações preferenciais têm o mesmo tratamento fiscal vantajoso que os dividendos de ações ordinárias.)

Ações preferenciais, em geral, atendem melhor aos objetivos do pequeno investidor, pois podem possuir maior liquidez.

Qual é a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais?

Ações ordinárias e ações preferenciais são duas classificações distintas de emissão de ações que representam propriedade parcial nas empresas. Também denominadas ações básicas, as ações ordinárias são o tipo mais prevalente de ações emitidas por empresas. Mas, apesar de compartilharem algumas semelhanças, as ações ordinárias e preferenciais têm perfis de risco / retorno e conjuntos de direitos diferentes.

A principal diferença entre as ações preferenciais e ordinárias é que as ações preferenciais não dão direito a voto aos acionistas, ao contrário das ações ordinárias. Os acionistas preferenciais têm prioridade sobre o lucro da empresa, o que significa que recebem dividendos antes dos acionistas ordinários.

O preço das ações ordinárias tende a ser menos confiável devido aos fatores imprevisíveis que podem impactar a percepção do mercado de uma determinada empresa (e o preço das ações).

As ações ordinárias têm o potencial mais positivo de lucros mais elevados, o que também significa que os títulos vêm com o maior risco de desvantagem (ou seja, “faca de dois gumes”).

As ações ordinárias são identificadas pelo número 3 (ex PETR3) ao lado do código da ação enquanto as ações preferenciais são identificadas pelo número 4 (ex: PETR4).

Ações ordinárias X ações preferenciais: semelhanças

Ações ordinárias e ações preferenciais são instrumentos de patrimônio – isso significa que ambos os grupos de acionistas têm direito aos lucros futuros da empresa.

Os lucros potenciais de investir em ações ordinárias vêm de:

Ganhos de capital: venda de ações a um preço superior ao preço pago na data de compra (ou seja, valorização do preço das ações)

Dividendos: Pagamentos em dinheiro feitos diretamente aos acionistas ordinários de lucros retidos

Esses dois fatores também contribuem para o retorno das ações preferenciais, embora os preços de negociação das ações preferenciais tendam a ser menos voláteis em comparação.

Além disso, os dividendos ordinários e preferenciais devem ser pagos com os lucros retidos da empresa (ou seja, o lucro líquido acumulado), o que nos leva ao próximo ponto.

Os detentores de ações ordinárias e preferenciais representam os dois grupos que são os últimos na fila para compartilhar os lucros residuais “finais” de uma empresa.

Os detentores de ações não têm direito a receber quaisquer receitas, a menos que todos os outros credores de dívidas e reivindicações de antiguidade mais altas sejam pagas integralmente – por exemplo:

Empresas com pagamentos de juros a vencer sobre suas dívidas pendentes não podem emitir quaisquer dividendos até que todas as obrigações relacionadas à sua dívida sejam pagas

Quando as empresas pedem falência, os acionistas são os dois grupos de partes interessadas em último lugar na fila em termos de prioridade (e geralmente não recebem rendimentos)

Units

A unit é um pacote mobiliário que reúne, em uma única leva, classes de ativos diferentes como ações ordinárias, ações preferenciais e afins. Também chamado de certificado de depósito de ações, o conjunto agrega as vantagens e desvantagens de cada um de seus componentes.

A maior vantagem das Ações Units é a possibilidade de adquirir vários tipos de ações de uma só vez, e consequentemente todas as suas características.

As Units são um grupo de ações negociadas em conjunto (ações PN e ações ON) sobre um código de bolsa. Elas existem para que o investidor possa diversificar sua carteira sem precisar pagar duas vezes para adquirir ações ordinárias e preferenciais.

As ações unit são identificadas pelo número 11 no final do Ticker (Ex: SANB11).

Quer entender mais sobre ações?

Clique aqui e se inscreva em nosso canal

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

Loja Habitarte 2 (Divulgação Sequóia)
Fundos Imobiliários

Conheça o Fundo Imobiliário SEQR11

O fundo do SEQR11 não vem do mercado financeiro e sim do mercado imobiliário. Os trabalhos da Sequóia começaram a mais de 30 anos, ao

Pirâmide (Thais Cordeiro)
Educação Financeira

O que é um esquema de pirâmide?

Os esquemas de pirâmide são ilegais e muito arriscados ao qual costumam ser vendidos como investimentos de “enriquecimento rápido”, mas que na verdade podem acabar

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!