Conheça o Fundo Imobiliário SEQR11

Loja Habitarte 2 (Divulgação Sequóia)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O fundo do SEQR11 não vem do mercado financeiro e sim do mercado imobiliário. Os trabalhos da Sequóia começaram a mais de 30 anos, ao qual inicialmente eram realizadas atividades de gestão imobiliária. Com o passar dos anos a empresa passa a trabalhar também com a gestão de condomínios até chegar ao nível de trabalhar excepcionalmente com imóveis de gestão de renda.

A Sequóia procura se posicionar com uma visão 360 graus do mercado imobiliário, cuidando com detalhes tanto dos imóveis como dos investimentos. É uma empresa verticalizada e composta por uma equipe multidisciplinar que permite entregar um serviço completo.

A empresa se define bem nos seus trabalhos e não pretende misturar renda com desenvolvimento. Para o fundo, misturar produtos com perfis diferentes acaba inibindo os investidores desejados.

Esse é um fundo Híbrido que diversifica seus ativos em vários segmentos do mercado imobiliário. Fundos híbridos é um produto novo na carteira dos investidores que estão se adaptando a essa nova modalidade de investimento, mas para investidores de FIIs essa é uma ótima forma de diversificação, sendo algo positivo para qualquer carteira.

Quando o investidor compra uma cota do SEQR11 ele não está exposto apenas às altas e baixas de um único segmento. Por exemplo, em vez de estar investindo exclusivamente ao mercado logístico o investidor faz parte de uma cesta de produtos.

Apesar da diversificação de segmentos, o SEQR11 não tem tendência a investir em shoppings, devido ao tamanho desse tipo de investimento. Para os gestores esse é um tipo de operação especifica e diferente do imóvel tradicional, mesmo que tenham autorização para atuar em todas as áreas. Isso porque um dos critérios utilizados pela Sequóia para investir em um imóvel é identificar a experiência sobre o assunto e Shoppings Center não faz parte da experiência da empresa.  

Segundo os gestores mesmo com a pandemia, um fator que atrapalhou muito o desenvolvimento da economia de muitos setores o fundo manteve suas contas positivas. Isso porque o segmento de galpões cresceu muito, devido o crescimento eletrônico essa demanda se acentuou. Hoje as pessoas estão mais confiantes para fazer compras online e as empresas de marketplace aumentam cada vez mais, necessitando desses galpões.

Ao investir no SEQR11 o investidor não está assumindo um risco muito grande, devido a essa diversificação do portfólio que visam reduzir os riscos.

Perfis de risco

O Fundo procura analisar o perfil de risco dentro de quatro quadrantes que os imóveis podem se encaixar, sendo eles:

Imóveis core – Esse seria o melhor imóvel, com melhor locatário, porém, são imóveis mais caros e o seu retorno é mais baixo sendo que o risco dele também é muito baixo.

Oportunístico – É um imóvel com risco, mas com bom retorno.

Carrego core plus – Não é o melhor imóvel, mas é muito bom. É aquele imóvel que pode não estar na melhor avenida, mas está próximo a ela, apresentando rentabilidade e risco mediano.

Value-added – Esse seria aquele imóvel que traz pouco risco. É a estratégia utilizada para ativos comerciais, de maior porte.

O equilíbrio entre os diferentes perfis de risco é que residem as melhores oportunidades desse fundo.

O SEQR11 busca sempre expandir seu portfólio utilizando as melhores estratégias. O crescimento é benéfico para todos, já que reduz risco, melhora diversificação, rentabilidade e liquidez.

Ao investir em determinado imóvel o fundo procura primeiro definir os segmentos e depois os ativos desses segmentos.

Emissão

Ao fazer uma emissão o fundo somente assume compromisso que seja para uso carimbado, ou seja, não tem estratégia de captar uma quantidade de valor para depois comprar ativos. Para os gestores captar um valor para depois procurar imóveis pode gerar ansiedade para os investidores e cria necessidade de aplicação rápida, que às vezes faz com que o Fundo compre imóveis ruins para mostrar um investimento rápido. O SEQR11 gosta de investir em algo já pré-definido no momento da emissão.

A visão do fundo é fazer emissões que criem valor para o investidor. A métrica de utilizar o valor patrimonial como parâmetro é valida, já que é uma referencia importante, porém, a métrica do fundo é avaliar se determinado investimento vai aumentar para os investidores o dinheiro investido. O mais importante é o investidor receber um dividendo melhor, ou seja, que essa emissão venha dar uma melhorar a geração de caixa.

O fundo conta atualmente com R$ 170 milhões de patrimônio. No início de 2021 o fundo realizou o primeiro IPO. É um fundo bem consolidado e que está sempre em busca de melhorarias para os investidores.

Confira o bate-papo completo que aconteceu com os Gestores do SEQR11.

Quer saber mais sobre como investir em FIIs?

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!