Como planejar sua aposentadoria

Casal idoso jogando vídeogame (Mart production)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Quando estamos na casa dos 20, 30 anos a aposentadoria pode nos parecer muito distante. E de fato se estivermos esperando depender apenas da aposentadoria pela previdência social, esse evento tende a ser ainda mais longe, se é que quando chegarmos lá ela ainda existirá.  

Todos sabem que as atuais contribuições obrigatoriamente pagas à previdência social não serão capazes de nos proporcionar uma vida semelhante à atual. Alguns até preveem o fim da aposentadoria, sendo que nossa geração enfrentará uma redução nos benefícios e a chegada da tão sonhada aposentadoria cada vez mais tardia.

Por isso você deve começar a planejar sua aposentadoria com bastante antecedência, para que possa pensar a respeito e fazer as escolhas certas. A verdade é que todo ano sem economizar agora é uma perda da chance de uma aposentadoria digna no futuro.

Quando começar a economizar para a aposentadoria?

Quanto mais cedo você começar a economizar para a aposentadoria, mais fácil será. O tempo está do nosso lado e graças a isso, você pode colher benefícios, por exemplo, do lucro adicional que os juros compostos proporcionam.

Os lucros obtidos ao longo dos anos, mesmo que não sejam grandes, aumenta significativamente o capital que trabalha para você o tempo todo. Portanto, começando a salvar mais cedo, você pode fazê-lo por mais tempo e com quantidades menores para obter o resultado desejado.

Todas as pessoas empregadas com contrato de trabalho pagam contribuições para a previdência social. As contribuições são obrigatórias e são pagas pelo empregador para nós, e seu valor depende de nossos ganhos. Quanto mais ganhamos, maiores são os valores que pagamos.

O mesmo se aplica aos autônomos. Cada um dos empresários é obrigado a pagar até mesmo o valor mais baixo permitido e poucas pessoas decidem pagar quantias maiores. Uma contribuição mínima, entretanto, significa que sua futura pensão também será mínima.

Então por isso você deve começar a planejá-la hoje, porque ninguém cuidará da sua aposentadoria se você não cuidar dela sozinho.

Como economizar para a aposentadoria?

O mais importante é começar a poupar com sabedoria e confiança. A gestão financeira inteligente não significa que você tenha que abrir mão de todos os prazeres e negar tudo a si mesmo. Não se limite a tudo ou você ficará desanimado rapidamente.

Em primeiro lugar, analise sua situação, todas as receitas e despesas, verifique o quanto você economiza e descubra suas reais possibilidades financeiras.

Em seguida, defina uma meta, limites de gastos e planeje seu orçamento para o mês. Assim que fizer isso, transfira dinheiro para sua conta poupança no início do mês e adquira o hábito de economizar regularmente, mesmo que sejam pequenas quantias. Economize até mesmo pequenas quantias, mas faça-o regularmente.

Invista

Comece a economizar pequenas quantias para a aposentadoria e aumente-as gradualmente para que possa fazer bons investimentos.

Invista, mas tenha cuidado! Nunca invista em algo que você não entende. Se você não pode avaliar o risco e não sabe como funciona a rentabilidade de determinado investimento nem entre.

Investir em renda variável, como em ações de empresas listadas é algo bastante arriscado, principalmente para aquela pessoa que está com um valor alto na poupança e próximo de se aposentar. Mas, quem ainda tem muitos anos de trabalho pela frente pode investir.

Se você está prestes a se aposentar, títulos públicos e CDBs são maneiras mais seguras de economizar para a aposentadoria. Dessa forma, você não corre o risco de perder seu capital e, embora o dinheiro tenha uma taxa de juros baixa, o efeito dos juros compostos de cobrar juros sobre juros lhe dará um retorno muito bom dentro de poucos anos.

Comece enquanto é jovem

A propensão ao risco e aos investimentos incertos deve diminuir com o aumento da idade. Se você é jovem, pode se permitir ser mais insano. Uma pessoa jovem, ambiciosa, trabalhadora e empreendedora pode conquistar rapidamente o mercado de trabalho e obter rendimentos acima da média.

Por isso se você é jovem, comece a construir ativos de alto valor. Você tem a chance de definir completamente seu futuro, por isso, aproveite para colocar sua criatividade para funcionar e criar boas possibilidades de ganhos altos. Isso pode variar desde ações da empresa com as quais você pode ganhar dinheiro à criação de um aplicativo, por exemplo, que pode fazer a diferença na vida das pessoas e também na sua.

Os investimentos imobiliários, também podem gerar renda regular, por exemplo, de aluguel, também podem ser populares e seguros.

Enquanto puder: Trabalhe

Você sabia que o trabalho protege efetivamente contra a demência? Aposentadoria aos 60-65 anos não é boa para a saúde nem para a mente. Portanto, trabalhe o máximo que puder. Não necessariamente em tempo integral, mas, por exemplo, em tempo parcial, com algo que você goste. Quando fizemos o que amamos deixamos de ver o trabalho como algo ruim e penoso.

Comece uma família e invista em você e em seus entes queridos!

Talvez você não pense nisso hoje, mas a família que você criar será seu maior apoio na velhice. Lembre-se de que o dinheiro não é tudo e que os relacionamentos com os entes queridos são cem vezes mais importantes do que o dinheiro. Em situações de crise, eles o ajudarão muito.

No caso da aposentadoria, não conte apenas com suas economias, muito menos conte com o Estado. Invista em você e em seus entes queridos.

Cuide da sua saúde, pois graças a isso, você manterá por muito tempo plena aptidão mental, independência e atividade profissional.

Esteja sempre em buscar de novos aprendizados e desenvolvimento pessoal, isso vai valer muito a pena lá na frente, pois irá te proporcionar uma melhor posição no mercado de trabalho, e na velhice te dará a oportunidade de uma renda maior.

Se hoje você dirige seu próprio negócio, invista nele. Talvez graças a ele, você se tornará completamente independente financeiramente e sua aposentadoria não será mais algo para se preocupar.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!