Como o Viés de Sobrevivência pode afetar seus investimentos

Muita coisa pode aprimorar nossa capacidade de investir melhor. Uma delas é desenvolver a habilidade de lidar com as próprias emoções e evitar cair em “armadilhas psicológicas.”

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Muita coisa pode aprimorar nossa capacidade de investir melhor. Uma delas é desenvolver a habilidade de lidar com as próprias emoções e evitar cair em “armadilhas psicológicas.”

Recentemente, postagens sobre o Viés de Sobrevivência viralizaram nas redes sociais.

Mas o que é, exatamente, o Viés de Sobrevivência?

“Durante a segunda guerra mundial engenheiros norte-americanos analisavam os caças que regressavam de combates, considerando as áreas com mais furos de balas como as áreas possivelmente mais frágeis dos aviões. Com base nesse pressuposto, blindagem extra foi instalada nessas áreas. No entanto a estratégia se mostrou um fracasso, já que os aviões que regressavam eram justamente aqueles que sobreviviam aos ataques, e as áreas onde eles eram atingidos por balas eram na verdade as mais resistentes da aeronave. Os aviões que eram abatidos e, portanto, não regressavam para serem analisados eram provavelmente atingidos naquelas áreas onde os aviões que regressaram não foram atingidos. Com base nesse novo pressuposto, o Matemático e Estatístico Abraham Wald considerou que a blindagem extra deveria ser adicionada nessas áreas. O resultado se mostrou eficaz, revelando a natureza do viés de sobrevivência.” Fonte: Joseph Buchdahal (1 de fevereiro de 2017), O que é o viés de sobrevivência?

O Viés de Sobrevivência é um erro lógico que faz com que o observador se concentre somente no que deu certo e ignore o que deu errado. No entanto, aquilo que deu errado, ou não sobreviveu, pode ser infinitamente maior.

Como isso pode afetar seus investimentos?

O clássico nos investimentos são as promessas de dinheiro fácil.

Exemplos:

    1. Day trade: não é fácil de ser feito e exige muita dedicação, como tudo na vida. Muitos investidores, principalmente novatos, se iludem com a possibilidade de dinheiro fácil. Existem mais propagandas mencionando a minoria que ganhou dinheiro do que a imensa maioria que perdeu.
    2. Pirâmides: essa é uma grande armadilha que atrai pessoas através da divulgação de informações sobre os poucos que ganharam dinheiro. Aqui, quem ganhou, entrou no começo e teve sorte. Como toda pirâmide, quando a base de investidores não consegue mais crescer para sustentar os mais antigos, a pirâmide desmorona e todos perdem.

Nos dois exemplos anteriores, perdas poderiam ser evitadas através da observação do todo e não apenas da parte vencedora. Conhecendo o Viés de Sobrevivência e sabendo que todos estamos sujeitos a esse tipo de comportamento, devemos ser cada vez mais diligentes para evitar cair em “armadilhas psicológicas”.

Danilo Bastos

Autor, consultor e educador financeiro.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!