Como fazer compras em supermercados online pode te ajudar a economizar

Acredito que a maioria das pessoas estão habituadas a fazer compras pela internet, porém, ainda existe certa barreira em comprar determinados produtos.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Acredito que a maioria das pessoas estão habituadas a fazer compras pela internet, porém, ainda existe certa barreira em comprar determinados produtos, não sendo em tudo conseguimos uma experiência prazerosa ou tão segura, quanto comprar numa loja física aquilo que é encontrado na internet.

Segundo o site novo negócio[1] os produtos mais vendidos na internet são celulares e smartphones; itens de informática; games; acessórios de veículos; eletrônicos; calçados, roupas e bolsas; itens de saúde e beleza; fitness; móveis e decoração; brinquedos. Agora, quem compra itens de supermercado pela internet? E eu estou falando mesmo é de comida, itens básicos de higiene, produtos de limpeza, hortifrúti, açougue e padaria, conhece alguém?

Se sua resposta foi não, eu te digo que estou com você nessa, também não conheço ninguém até que resolvi fazer minha primeira compra e apesar da experiência não ter sido perfeita, me tornarei um adepto dela e te digo o porquê e como isso poderá te ajudar a economizar dinheiro e ganhar tempo no seu dia a dia.

COMO FOI A EXPERIÊNCIA?

O supermercado que escolhi fazer a compra foi o Extra, é perto da minha casa e é um mercado que estou acostumado a comprar, quando vi que tinha delivery na minha região aproveitei para experimentar o serviço. Deixei de comprar, carnes, verduras, legumes e frutas porque acredito que a maneira como o serviço é disponibilizado não me trouxe confiança para fazer a compra de tais itens.

O que comprei?  Os itens da lista ao lado, fiz a compra por volta das 16 horas do dia 19/05 com a promessa de receber no período das 09 às 14 horas do dia seguinte. Chegou em casa as 14h30, tudo embalado e separado de maneira bem prática e organizada, conforme foto abaixo.

Veio tudo certo? Só o molho de tomate que veio errado, de outra marca. Já fiz contato com o supermercado para trocar o produto, fico no aguardo da resposta.

O QUE PODERIA MELHORAR?

A forma de pagamento era só cartão de crédito, gostaria de ter pagado no débito, e com certeza há pessoas que pagariam com cartão alimentação. Essa facilidade deveria ser disponibilizada. O mercado compra produtos por lote, e esses lotes têm validade, logo há meios de informar a validade dos produtos, com exceção do pão e da manteiga tudo que eu comprei tem prazo de validade maior que fez com que eu não me importasse com isso.

Depois, fui ao mercado verificar o preço dos itens que comprei pela internet com os preços da gondolas e quase tudo estava pelo mesmo valor. Alguns um pouco mais baratos e outros um pouco mais caros, porém teve produtos que eu deixei de comprar porque achei muito caro e no mercado estava mais de 30% mais barato. Deveriam praticar o mesmo preço seja comprando na internet ou no supermercado.

O QUE ME FARIA COMPRAR OS PRODUTOS QUE NÃO COMPREI, COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA?

Na parte de hortifrúti, se houvesse uma câmera nas gondolas que me permitisse ver o estado e a qualidade do produto, e um funcionário para escolher produtos mais ou menos maduros conforme solicitado pelo cliente, eu faria uma compra teste. Poupar-me-ia o trabalho de fazer a feira.

Sobre a parte de açougue, ter a oportunidade de comprar a carne resfriada em bife, cubos, moída ou a peça. Além, é claro, de poder selecionar a quantidade e não compra somente por quilo. Sim, também havia a opção de comprar bandejas de bifes, mas era na quantidade predeterminada e de marcas específicas. Ver as carnes também é importante, aqui, igual na parte de hortifrúti, também deveria haver câmeras.

Falta liberdade de escolha para o consumidor para comprar tais itens. Acredito que melhorando esses pontos, será possível comprar de tudo nos mercados de maneira online, porém caso continue neste modelo, só compraria itens de limpeza, higiene e guloseimas, além de itens semelhantes aos que comprei na lista acima.

MELHORES HÁBITOS DE CONSUMO, MAIS ECONOMIA DE DINHEIRO?

Um dos principais inimigos do poder de poupança, são os gastos por impulso. O SPC (serviço de proteção ao crédito) e a CNDL (confederação nacional de dirigentes lojistas) fizeram uma pesquisa onde notaram que as aquisições feitas por impulso são[2]:

  1. Roupas, calçados e acessórios (19%)
  2. Compras em supermercados (17%)
  3. Perfumes e cosméticos (14%)
  4. Idas a bares e restaurantes (13%).

Sabendo que costumamos comprar impulsivamente nos supermercados, evitar ir a esses lugares e cair nessas armadilhas, já seria um bom motivo para fazer as compras online. Uma das razões que nos levam a comprar por impulso nos supermercados é a fome, outra bem específica para algumas pessoas, os filhos que os acompanham ao mercado. Sempre vemos aquela promoção e acabamos levando o que não precisamos, outro gatilho que nos leva a compra por impulso e a levar um produto que não precisamos.

Além de reduzir o gatilho de comprar por impulso, temos também a economia de combustível saindo da sua casa ou alterando seu trajeto no retorno depois do trabalho. Pensando que tempo é dinheiro, fazemos uma economia enorme comprando pela internet. Levei 15 minutos para procurar, comparar e escolher todos os itens que levei e não perdi tempo e consequentemente dinheiro, andando pelos corredores do supermercado e nas filas aguardando chegar minha vez.

Outra coisa importante, você sabe o tempo todo o que tem no seu carrinho virtual, e o preço da compra, coisa que no supermercado você só descobre quando passa no caixa. Agora sendo franco, quantas vezes você ao ver o preço de um produto depois de ter passado no caixa não teve vontade de cancelar, não pensou “nem preciso tanto disso assim”, agora quantas vezes você realmente pediu o cancelamento do item? Demora, trava a fila, gera uma espera e muitas das vezes um desconforto.

Considerando essa a maior vantagem, porque você sabe o que está levando, quanto isso custa e pondera se todos os itens são realmente necessários. Também não compra por impulso, porque viu algo e está com fome, afinal de contas você sabe, sua compra só chegará no dia seguinte, não adianta comprar por impulso, e quem tem filhos não precisa se preocupar com o ímpeto da criança que sai colocando itens no carrinho de compras, virtualmente isso não acontece.

Outra grande vantagem é que em tempos de coronavírus, diminuir o contato e reforçar o distanciamento social é fazer a sua parte para ajudar no controle da disseminação do vírus. Enfim, era isso o que tínhamos a tratar nesse texto, se você já fez compras assim e quiser contar sua experiência, pode me procurar e dividi-las comigo. E se ainda não fez e tem dúvidas, fique à vontade para me procurar também.

Felipe Sousa

Servidor público, formado em direito, aprovado na OAB e pós-graduado em direito público.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!