Além dos investimentos

Cubo Mágico (Pixabay)
O que eu mais gosto é falar sobre investimentos por aqui, mas um planejamento financeiro completo vai muito além disso. Alguns “detalhes” são, muitas vezes, negligenciados por investidores.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que eu mais gosto é falar sobre investimentos por aqui, mas um planejamento financeiro completo vai muito além disso. Alguns “detalhes” são, muitas vezes, negligenciados por investidores.

Vale a reflexão sobre alguns desses “detalhes”:

Gestão financeira: esse é seu fluxo de caixa. Quanto entra, quanto sai e quanto sobra? Quem não controla o fluxo do dinheiro não consegue avançar em direção aos investimentos.

Seguros: infelizmente, seguros são negligenciados. Seguro de vida (fundamental se tem dependentes) e seguro patrimonial. Quantos órfãos da pandemia do Covid-19 terão um futuro mais complicado porque os pais esqueceram do seguro de vida.

Morrer é um imprevisto? Não é. Pais e mães de família morrem o tempo todo.

Gestão de ativos: como está a sua alocação de recursos? Eles poderiam estar alocados de uma maneira mais eficiente? Não basta acumular patrimônio, eles precisam estar com uma boa alocação para permitir que você alcance seus objetivos.

Independência financeira: talvez esse seja o único objetivo comum a todas as pessoas. Ou deveria ser. Esqueça o INSS. Em algum momento da sua vida (quanto antes melhor) vai precisar viver do patrimônio que acumulou ou vai depender de alguém para pagar as suas contas. Um idoso custa mais do que um filho. Reflita sobre o que você pode fazer para não dar as suas despesas de presente para alguém que você ama.

Planejamento tributário: tenha um bom contador. É possível economizar muito com impostos. Pense e planeje com antecedência. Quem não negligencia o planejamento tributário tende a acumular mais patrimônio ao longo da vida. No Brasil esse é um assunto complexo. Pense nisso.

Planejamento sucessório: qual a melhor forma de transferir seu patrimônio para alguém? Já pensou que, em tese, cada geração deveria ter mais patrimônio do que a anterior? Infelizmente, não é o que acontece. As pessoas não pensam na transferência patrimonial e nem em educar para perpetuar o patrimônio. Não necessariamente seus filhos terão aptidão para cuidar dos negócios que você criou, mas podem conduzi-los, sejam investimentos ou empresas, sem a necessidade do envolvimento com a operação.

Inteligência emocional: deixado por último, mas é o fator mais importante. Sem a capacidade de tomar decisões racionais você não vai conseguir lidar com nenhum dos 6 itens anteriores. O que mais vemos em investimentos são pessoas seguindo a multidão. Comprando ou vendendo com a desculpa de que estão fazendo isso porque “todos estão fazendo”. Por vezes, com o mercado em queda, a bolsa de valores interrompe as operações para impedir que investidores, agindo por impulso emocional, vendam seus ativos. Faz sentido que terceiros criem mecanismos para proteger um investidor dele mesmo?

Desenvolva a sua inteligência emocional.

Todos esses itens compõem um planejamento financeiro completo e vai muito além de investimentos.

Apesar de gostarmos mais de investir, não podemos vender a ideia de que investimentos resolverão todos os seus problemas financeiros. Investir é apenas um dos pilares que uma pessoa ou família deve ter para ser “bem-sucedido financeiramente”.

Olhe para a sua vida financeira com uma visão macro, não fique focado apenas nos investimentos.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!