A grande lição de 2020

Estamos percebendo o quanto pode ser frágil depender de apenas uma única fonte de renda. Por mais estável que ela possa ser, não temos controle sobre essa segurança.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Sem dúvidas, 2020 foi um ano de grandes ensinamentos.

Estamos percebendo o quanto pode ser frágil depender de apenas uma única fonte de renda. Por mais estável que ela possa ser, não temos controle sobre essa segurança. 

O ano de 2020 está fazendo pessoas adiarem sonhos e projetos. Alguns estão fazendo de maneira definitiva. 

Muita gente está perdendo o emprego que era a única fonte de renda e famílias estão preocupadas com a sobrevivência. 

Outros faleceram, não tinham seguro de vida e deixaram dependentes desamparados.  

Temos, ainda, os que perderam parcialmente a renda. Filhos terão redução na qualidade da educação, famílias terão que morar em locais piores, reduzir ou cortar um plano de saúde, etc.

Tudo isso poderia ser evitado com um melhor planejamento financeiro, mas isso não faz parte da nossa cultura.

Para os poucos que tiveram a sorte de tropeçar, por algum motivo, na educação financeira, os piores acontecimentos de 2020 estão sendo mais brandos.

Filhos que perderam os pais não terão a dor da perda amenizada por um seguro de vida, mas poderão seguir em frente de maneira mais confortável. Quem perdeu o emprego ou parte da renda vai poder fazer uma transição mais suave até se reinventar, desde que tenha reservas ou outras fontes de renda. 

Eu já disse que uma das maiores lições de 2020 foi a importância da reserva de emergência. De fato, ter reservas já ameniza vários problemas causados por uma crise financeira. No entanto, apenas ter reservas, é fazer algo pela metade.

Quando afirmei que a grande lição de 2020 foi ter reservas, estava enganado. A grande lição é a importância, muitas vezes negligenciada, de um planejamento financeiro completo. Desde o orçamento equilibrado até a diversificação de fontes de receita. Passando por seguros, reserva de emergência, investimentos e o pensamento em caminhar em direção a independência financeira. 

Esse ano foi repleto de imprevistos? Não foi. Pais e mães de família falecem e perdem o emprego ou parcialmente a renda em qualquer cenário. Sempre soubemos destas possibilidades e, muitas vezes, negligenciamos. 

É difícil assimilar o que não vivemos. Talvez agora fique mais fácil.

Se educar financeiramente é para qualquer um. 

Informações e conhecimentos estão disponíveis de maneira gratuita. Basta correr atrás.

Que outras lições 2020 já trouxe para você?

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!