A eficiência dos Fundos Imobiliários

Vista da Janela ao entardecer (Pixabay)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

As vezes leva tempo para entendermos a eficiência dos Fundos Imobiliários em nossas vidas. E foi dessa forma que eu compreendi sua importância.

Recentemente, precisei dirigir até um cartório de registro de imóveis de minha cidade (Teresina/PI), para solicitar uma certidão atualizada de inteiro teor de um imóvel (apartamento) de minha propriedade.

Fui, então, ao cartório, esperei algo próximo de 2h em uma fila, incluindo um bom tempo na calçada, do lado de fora do prédio, pois havia um limite de pessoas dentro da repartição, por causa da pandemia.

Após essa espera, finalmente fui atendido. Protocolei meu pedido e fui informado do custo desse serviço: aproximadamente, R$50,00. Fui informado, também, que a certidão somente seria emitida no prazo de 05 dias úteis, não receberia de imediato.

Passado o prazo, a bendita certidão não ficou pronta. Fiz ainda mais duas “viagens perdidas” até o cartório e nada. Somente na terceira tentativa, depois de 15 dias do protocolo do requerimento, enfim recebi o documento solicitado.

A propósito, recentemente foi divulgada uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, que constatou o seguinte: “Os Cartórios de Registro de Imóveis no Brasil mantêm registros de títulos de propriedade (matrículas) em formato escaneado (1 ponto), exceto no Piauí, onde ainda opera um sistema manual, contando apenas com livros para manter as informações de propriedade (0 pontos)[1]. Está explicada a demora pra emitir a minha certidão!

Ao passar por essa situação, lembrei que os fundos imobiliários possibilitam o investimento em imóveis sem qualquer burocracia, sem filas, sem taxas, sem ser necessário aguardar 15 dias por uma simples certidão. O trabalho do investidor é, simplesmente, estudar para escolher os melhores fundos entre os mais de 300 disponíveis na Bolsa de Valores, abrir conta em uma corretora e adquirir as cotas. Dá pra fazer tudo isso de casa. A parte burocrática dos imóveis é encargo dos administradores e/ou gestores dos fundos.

Importante esclarecer: não estou querendo dizer para o leitor não comprar imóveis; eles tem sim a sua importância e utilidade que “compensam” algumas inevitáveis dores de cabeça com a sua manutenção. O ponto que deixo aqui para reflexão é que muitos ainda não conseguem enxergar a bolsa de valores como um local que possibilita, entre tantas outras coisas, investir em imóveis de uma forma bem mais barata e bem menos burocrática.


[1] Fonte: Banco Mundial. 2021. Doing Business Subnacional Brasil

2021. Washington, DC: Banco Mundial. License: Creative Commons Attribution CC BY 3.0 IGO. Disponível em: https://portugues.doingbusiness.org/pt/reports/subnational-reports/brazil

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!