7 Dicas para ter uma rotina mais produtiva

Planner digital (Jess Bailey Designs)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Se sua produtividade também não está tão adequada quanto você gostaria, confira essas 7 dicas para ter uma rotina mais produtiva.

Tem dias que as coisas não fluem e não adianta lutar contra isso. Somos humanos e nem sempre estamos 100% bem. Precisamos diariamente enfrentar problemas, trânsito, contas para pagar, questões para resolver em casa ou na escola dos filhos entre muitas outras coisas.

As coisas ficaram ainda mais difíceis quando precisamos sair dos escritórios para trabalhar na modalidade Home Office. Muitas mudanças precisam ser realizadas em nosso dia a dia e adaptadas em nossa rotina. E é normal sentirmos falta de produtividade até que consigamos nos alinhar em uma nova realidade.

Há quem pense que em casa o trabalho certamente funcionará muito bem, afinal, já evita logo pela manhã aquele problema do trânsito caótico. Mas a realidade é muito diferente. As distrações estão por toda parte. Em casa, está repleto de tarefas que temos de aprender a colocar em segundo plano.

Você pode aprender a trabalhar de forma mais produtiva com algumas dicas para uma rotina mais produtiva, e a concentração também pode ser estimulada com alguns truques.

Dica 1 para uma rotina mais produtiva: Tenha Metas

Uma meta lhe dá uma direção. E isso é extremamente importante para que você chegue onde deseja no final do dia. Quando você tem seu objetivo em mente, podem escolher as etapas certas todos os dias para chegar mais perto de seu objetivo.

Mas tenha cuidado: temos uma conta limitada de tomada de decisões. Cada decisão do dia, seja sobre o café da manhã, roupas ou negócios exige força de vontade e energia. Se tivermos que tomar muitas decisões, no final do dia não teremos mais capacidade suficiente para tomar decisões realmente importantes.

É por isso que um bom planejamento é tão importante para sua produtividade. É melhor planejar sua semana e todos os dias úteis com antecedência.

Insira todas as tarefas que deseja realizar na próxima semana como compromissos com horários fixos em seu calendário. E então se certifique de que você pode fazê-los sem distrações.

Dica 2: Priorize suas tarefas

Deve ser possível diferenciar entre tarefas importantes e não importantes. Embora saibamos que não pode funcionar de verdade, a multitarefa está muito presente. Mas a verdade é: a multitarefa é inimiga da sua produtividade. Quem se dedica a muitos afazeres num dia corre o risco de se sentir insatisfeito no final do dia com as tarefas que poderiam ter sido evitadas.

Priorize sua lista de tarefas do dia, de preferência na noite anterior. Distingue entre urgente e importante. A maioria das coisas NÃO é urgente! Priorize todas as tarefas claramente, de importantes a não importantes. Não cometa o erro de confundir “urgente” com “importante”.

Dica 3 para uma rotina mais produtiva: Divida a atenção

Divida sua atenção com inteligência. De manhã, a bateria ainda está cheia, então faça coisas que exijam total atenção e concentração.

Quando a atenção diminuir, você pode passar para as tarefas criativas ou o trabalho de rotina. Isso requer menos atenção e concentração e, portanto, não parece tão difícil.

Claro que trabalhando em casa tem outros tipos de atenção que precisam ser divididos como seu cônjuge e filhos. Se você trabalha em casa e tem outras pessoas com você, comunique seus horários de enfoque às pessoas ao seu redor. Peça-lhes que não o perturbem durante os momentos de concentração, para que você possa se concentrar no trabalho.

 Você também pode planejar momentos de atenção para a família e amigos exatamente da mesma maneira. Nelas, você desliga todas as distrações do trabalho e está completamente presente com seus entes queridos.

Dica 4: Elimine ao máximo as distrações

Pequenas interrupções significam que seu tempo de trabalho é perdido.

Verificar o celular por um momento ou responder a um novo e-mail é um perigo para a sua concentração. Porque apenas 15 segundos de interrupção são suficientes para esquecer as informações anteriores.

Portanto, sua produtividade diminuirá com o passar do dia. A cada interrupção adicional, leva-se cada vez mais tempo para voltar a concentrar-se. Isso não é apenas extremamente ruim para a produtividade, mas também puro estresse para você.

Guarde o seu telefone celular se você não precisa explicitamente dele para o trabalho. Quando o telefone celular está próximo a nós, é claro que ficamos muito mais tentados a olhar ou procurar algo nele. Desligue as notificações em seu computador e defina seu celular para o modo avião. Então você reage à ação e direciona conscientemente o seu foco para uma coisa que você está fazendo agora.

Se você quer trabalhar de forma mais concentrada e produtiva, precisa fazer algo para isso. As distrações são enormes, aprenda a resistir e descubra por si mesmo o que funciona melhor.

Dica 5 para uma rotina mais produtiva: Estabeleça rotinas

Nossa mente gosta de repetição e hábitos. Porque quem segue hábitos não precisa sair da zona de conforto. Por isso, as rotinas são fáceis para nós e exigem pouca força de vontade. No longo prazo, as rotinas, portanto, garantem mais motivação, mais senso de realização e aumento da produtividade.

É melhor criar rotinas definidas para permanecer motivado e focado ao longo do dia. Comece o dia de forma positiva com uma rotina matinal agradável para que se sinta bem e feliz. Ideias para uma rotina matinal positiva incluem: leitura, meditação, ioga ou diário.

Com uma rotina matinal e noturna, você define a estrutura para um dia de sucesso.

Dica 6: Descanse e relaxe

Mesmo que seja necessário embalar o máximo possível em um dia, faça uma pausa. Seu corpo e cérebro precisam de uma pausa para serem mais produtivos.

Tente desligar-se do trabalho por um breve momento a cada 90 minutos. Assim como no esporte, suas pausas para se regenerar são extremamente importantes. Use suas pausas para relaxar, relaxar os olhos e organizar seus pensamentos.

Alongue o corpo, faça um lanche ou saia para tomar ar fresco por um momento. Um almoço saudável e uma curta caminhada fora do trabalho. Não tente comer nada pesado ou gorduroso na hora do almoço, pois isso tem um efeito negativo na concentração e no bem-estar.

Estudos mostram que mais movimento no trabalho diário garante mais concentração. Ficar sentado por horas desacelera sua circulação. Isso deixa você cansado e seu cérebro não recebe mais oxigênio também. Especialmente se você trabalha muito sentado, deve sempre se levantar rapidamente, ventilar e se movimentar. Isso fornece oxigênio fresco ao cérebro e permite que você se concentre melhor.

Dica 7 para uma rotina mais produtiva: Local de trabalho adequado

Não precisa ser um escritório perfeito, mas pelo menos o seu local de trabalho precisa estar limpo e organizado. Em um ambiente organizado, você pode se concentrar melhor e ficar automaticamente mais calmo. Isso aumenta sua produtividade e dá a sensação de que tudo está sob controle.

Seu local de trabalho deve ser o mais iluminado e silencioso possível, para que você não se canse e não seja incomodado no trabalho. Além disso, certifique-se de ter o mínimo de distração possível em sua linha de visão. Portanto, é melhor não ficar de frente diretamente para a rua movimentada ou para a porta aberta do escritório.

Trabalhar de forma produtiva todos os dias não é fácil, mas se você seguir essas dicas para ter uma rotina mais produtiva e integrá-las ao seu trabalho diário, você terá mais motivação, será capaz de se concentrar melhor e aumentar sua produtividade.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!