Seu portal de informações sobre o mercado de investimentos.

4 dores de cabeça que os Fundos Imobiliários eliminam

Imóveis (Philipp Birmes)

Investir em imóveis continua sendo uma ótima opção de investimentos, porém, os imóveis físicos podem causar uma série de dores de cabeça. Por isso é uma pergunta muito comum dos investidores iniciantes saber se os fundos imobiliários são mais interessantes do que investir em imóveis diretamente. Eu sou da opinião de que cada um desses produtos tem seus momentos ideais e benefícios específicos, a depender, claro, do seu perfil de risco e compreensão dos investimentos.

Contudo, é inegável que os fundos imobiliários facilitam e simplificam muito o investimento em imóveis, por isso, a seguir veremos algumas dores de cabeça que os fiis eliminam do investidor.

Para essa publicação vou utilizar apenas a lógica dos fundos de tijolo, sem levar em consideração os de papel, justamente para manter o quadro mais equilibrado possível.

1 – TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO

Você deve se conhecer como investidor e como pessoa, o principal benefício dos fundos imobiliários é a terceirização da dor de cabeça para o time de gestão, assim você não precisa se preocupar com os locatários, advogados, contabilidade etc… Então a primeira coisa que você deve ter em mente é a pergunta: “eu tenho consciência do que significa ser dono de um imóvel?”.

Quem administra um imóvel tem que lidar com esses e outros fatores de maneira direta, então se você não quer essa dor de cabeça já pode começar a considerar investir em fundos imobiliários.

Além disso, os imóveis não podem ficar congelados no tempo, eles necessitam de reformas e adaptações para as novas tendências de mercado, algo que a gestão também deve buscar fazer. O mesmo vale para a atualização dos ativos que compõe a carteira do fundo, afinal, a sociedade é muito semelhante a um organismo vivo e o que antigamente era uma zona favorável a determinado empreendimento, hoje pode deixar de ser, por isso, a constante busca por melhores localizações, tecnologias e locatários são o que as melhores gestoras buscam fazer.

2 – LIVRE DE IMPOSTOS

Os fundos imobiliários são produtos isentos de Imposto de Renda, enquanto que os imóveis pagam uma faixa variável de imposto de renda, além do IPTU e da obrigação de cumprir com a função social da propriedade sob o risco de ter o imóvel desapropriado.

As pessoas físicas que recebem rendimentos de aluguéis superiores a R$ 1.903,99 mensais devem recolher, a cada mês, o IR devido com base na sistemática do carnê-leão, consolidando as informações na Declaração de Imposto de Renda. Além disso, se houver outra fonte de renda, como salário ou pró-labore, e a soma destes ao aluguel ficar acima de R$1.903,98, ainda será necessário declarar o Imposto de Renda e informar todos os rendimentos.

3 – TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES

Voltando a tratar sobre a gestão profissional dos fundos imobiliários, os relatórios gerenciais são com certeza um excelente diferencial, para o cotista, afinal, eles resumem todas as informações sobre os imóveis em um único documento, tornando mais fácil a análise.

4 – LIQUIDEZ

Um fundo imobiliário tem a sua cotação variando diariamente na bolsa de valores, o que para alguns é sinal de problemas, mas está longe de ser o caso, afinal, por serem negociadas diariamente as cotas possuem, quase sempre, maior liquidez que um imóvel tradicional.

Além disso, o processo de venda de um imóvel físico é burocrático e se você é leigo provavelmente ainda vai gastar com um advogado para facilitar a transação. Essas variáveis simplesmente não existem nos fundos imobiliários, já que a negociação é em tempo real.

CONCLUSÃO

Sendo assim, descrevi acima sobre os pontos que sempre levo em consideração quando penso em fundos imobiliários, afinal, eu quero mais tranquilidade na minha vida e não mais dor de cabeça!

E você? Já investe em fiis?

Se quiser saber mais sobre essa modalidade de investimento, se inscreva agora mesma no nosso canal do Telegram.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Continue lendo:

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

O Ticker 11 é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos e Previdência e Criptomoedas

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!

Acesse gratuitamente um relatório e análise do FII BCFF11!

Basta digitar o seu e-mail ao lado para receber gratuitamente no seu e-mail um relatório da Ticker 11 sobre o fundo imobiliário BCFF11.