10 razões para investir em Fundos Imobiliários (FIIs)

Cidade (Diana)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os Fundos Imobiliários (FIIs) oferecem uma série de benefícios para carteiras de investimento, incluindo um histórico de desempenho competitivo, liquidez, receita baseada em dividendos, diversificação e transparência.

Os valores dos imóveis tendem a aumentar com o tempo e os seus gestores podem usar várias estratégias para criar valor adicional. Isso, combinado com altos dividendos, significa que os FIIs podem ser excelentes investimentos de retorno total.

Cerca de 90% dos milionários consideram o setor imobiliário um dos principais contribuintes para seu patrimônio líquido. No entanto, a maioria das pessoas nunca investe em imóveis devido à simples falta de conhecimento ou educação.

Conheça agora 10 razões para investir em Fundos Imobiliários:

1 – Investir em um imóvel com um capital muito pequeno

Os FIIs permitem que você invista em propriedades com um capital muito limitado. Para muitos, a barreira para o investimento direto em imóveis são as dezenas ou milhares de reais necessários para começar. Embora qualquer quantia de dinheiro possa ser colocada em um FII, os de capital aberto estão disponíveis pelo preço atual da ação, que é acessível para qualquer investidor.

Isso significa que você pode entrar no jogo com um capital muito pequeno, mesmo que tenha menos de R$ 1000. Compare isso com o pagamento inicial de um investimento imobiliário típico. E você pode investir sem ter que pedir permissão a ninguém: não há necessidade de obter um empréstimo no banco para investir em um FII.

2 – Acesso a imóveis comerciais

A principal razão pela qual os FIIs foram criados foi para permitir que os investidores comuns colocassem seu dinheiro para trabalhar em ativos que, de outra forma, estariam fora de alcance.

A maioria das pessoas não pode sair e comprar um shopping Center sozinho. Mas existem FIIs que permitem que você faça exatamente isso.

3 – Seu investimento é totalmente automático

Chega de problemas com inquilinos ou conserto de vasos sanitários quebrados: os Fundos imobiliários é uma empresa que cuida de todas as propriedades que possui.

Como investidor, a única coisa que você precisa fazer é selecionar os FIIs certos para seu portfólio, receber seus dividendos e reinvestir seus ganhos, se desejar.

4 – Diversificação da carteira

A maioria dos especialistas concorda que diversificar sua carteira de investimentos é uma coisa boa. E embora os FIIs sejam tecnicamente ações, os imóveis são uma classe de ativos diferente das ações.

O mercado imobiliário tende a manter seu valor melhor do que as ações em economias difíceis. E é uma ótima maneira de adicionar uma renda estável e previsível. Esses são apenas dois dos muitos fatores que ajudam a compensar o risco inerente de uma carteira com todas as ações.

Felizmente, os FIIs fornecem aos investidores acesso a oportunidades de diversificação significativas.

5 – Durabilidade e estabilidade notáveis ​​no valor

O mercado imobiliário é simplesmente um pedaço do planeta Terra que combina a terra com uma melhoria estrutural feita pelo homem. Como resultado, é um ativo tangível que fornece valor claro para seu ocupante. Além disso, a natureza de seu valor é limitada, necessária e flexível proporcionando durabilidade e estabilidade de valores notáveis.

O mercado imobiliário é limitado porque a quantidade de terra no planeta Terra é finita e apenas certa parte da Terra é adequada para vários tipos de bens imóveis (ou seja, o Deserto do Saara não é ideal para a maioria dos tipos de agricultura).

Os bens imóveis também são necessários porque todos no mundo precisam de abrigo para viver, terras agrícolas para cultivar alimentos, fábricas para produzir bens, depósitos para manter o excedente de alimentos e bens até que sejam necessários etc. Simplificando: os bens imóveis são absolutamente necessários para a sobrevivência e prosperidade da raça humana e não pode ser substituída.

Finalmente, os imóveis são flexíveis, pois muitos edifícios podem servir a múltiplos propósitos, com apenas poucas ou mesmo nenhuma mudança necessária para o terreno ou a estrutura e mesmo quando uma remodelação significativa é necessária, muitas vezes ainda pode ser feita de forma lucrativa em longo prazo. Como resultado, mesmo uma propriedade atualmente alocada a uma empresa que não é mais lucrativa o suficiente ainda possui um valor significativo devido à sua flexibilidade.

Essas qualidades tornam extremamente improvável que ele se torne inútil com o tempo, a menos que seja totalmente mal administrado e super alavancado. Isso é especialmente verdadeiro no caso de FIIs porque eles possuem carteiras altamente diversificadas com várias propriedades que são gerenciadas profissionalmente e usam apenas uma alavancagem moderada.

6 – Defensivo e alta renda

Uma vez que os imóveis são uma necessidade vital para as pessoas e empresas, a ciclicidade da demanda por propriedades é bastante reduzida, independentemente das condições econômicas.

Em uma recessão, os inquilinos podem receber um corte no aluguel para manter as ocupações em níveis elevados, mas, no geral, a renda tende a permanecer relativamente resiliente e consistente ao longo de todo o ciclo.

7 – Apreciações previsíveis de longo prazo

Contanto que a propriedade esteja em uma boa localização e arrendada a um inquilino sólido, nada pode dar errado em longo prazo. Claro, haverá ciclos, mas a trajetória de longo prazo continuará a mesma: em alta.

Todas as pessoas precisam de um lugar para morar, fazer compras e trabalhar. Ao mesmo tempo, há uma forte tendência de urbanização e, portanto, os locais de preenchimento desejáveis ​​estão se tornando cada vez mais procurados. No longo prazo, isso se refletirá em aluguéis mais altos e avaliações mais altas de FIIs de qualidade.

8 – Liquidez

Comprar e vender propriedades imobiliárias pode demorar um pouco. Por outro lado, os FIIs são investimentos extremamente líquidos. Você pode comprar ou vender um FII sempre que quiser com um clique de um botão. Se você eventualmente precisar do dinheiro de seus FII é fácil liberar seu dinheiro.

Então ele é liquido porque você pode sair dele a qualquer momento. Isso é muito útil caso algo ruim aconteça em sua vida. Tente fazer isso com um imóvel que você possui: é claro que você pode vendê-lo, mas o processo de venda leva muito tempo. Com um investimento em FIIs, seu capital está sempre disponível com um clique de um botão.

9 – Rendimentos de dividendos elevados

A Lei Federal 8668/1993 diz que todo Fundo Imobiliário é obrigado a distribuir, no mínimo 95% do seu resultado semestral. Uma vez que os FIIs são obrigados a pagar pelo menos 95% do lucro tributável aos acionistas, eles tendem a ter rendimentos de dividendos acima da média.

 Seus dividendos são alimentados pelo fluxo estável de aluguéis contratuais pagos pelos inquilinos de suas propriedades. Assim, os FIIs tendem a estar historicamente entre as empresas que pagam os maiores dividendos.

Isso pode tornar os FIIs uma excelente escolha para investidores que precisam de receita ou desejam reinvestir seus dividendos e permitir que seus ganhos se acumulem com o tempo.

10 – Maior retorno total no longo prazo

O mercado imobiliário tem um histórico fenomenal de longo prazo de geração dos melhores retornos ajustados ao risco de todas as classes de ativos, tornando ainda mais fácil a decisão de comprar hoje e manter no longo prazo.

E você também tem Fundos Imobiliários na sua carteira?


Compartilhe sua experiência e venha aprender a investir e ter bons rendimentos.
Clique aqui para fazer parte do nosso canal de FIIs

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

Loja Habitarte 2 (Divulgação Sequóia)
Fundos Imobiliários

Conheça o Fundo Imobiliário SEQR11

O fundo do SEQR11 não vem do mercado financeiro e sim do mercado imobiliário. Os trabalhos da Sequóia começaram a mais de 30 anos, ao

Pirâmide (Thais Cordeiro)
Educação Financeira

O que é um esquema de pirâmide?

Os esquemas de pirâmide são ilegais e muito arriscados ao qual costumam ser vendidos como investimentos de “enriquecimento rápido”, mas que na verdade podem acabar

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!