10 dicas para começar investir em ações

Investimento Bolsa de Valores (Anna nekrashevich)

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Investir em ações é algo muito tentador para muitas pessoas devido ao bom retorno que esse tipo de investimento apresenta. Mas por ser um mercado muito volátil e apresentar maiores riscos de perdas significativas, muitos investidores iniciantes não se sentem confortáveis para começar a investir.

E ter medo não é exatamente ruim, já que você não deve fazer isso despreparado. Por isso é importante conhecer bem o mercado, estudar constantemente e contar, principalmente no começo, com especialistas do assunto que podem te orientar da melhor forma.

Confira essas 10 dicas para começar investir em ações:

Dica 1: conheça o que você está investindo

Parece banal, mas você deve conhecer o ativo ao qual está investindo. Se você está interessado em uma determinada ação e não quer apenas contar com o seu bom faro, você deve dar uma olhada nos relatórios da empresa, os números trimestrais atuais, relatórios de analistas e projeções econômicas.

Dica 2: não aposte tudo em uma única carta

Talvez você pesquisou vários ativos e não conseguiu decidir qual é o melhor investimento. E você não precisa necessariamente decidir por um único ativo. Existem diversas boas empresas para se investir, então porque colocar todo seu capital em uma única?

Caso você não tenha todo esse tempo para se dedicar a uma análise mais detalhada de cada empresa que possa ser um bom investimento, você pode optar por começar com um fundo de ações. Nessa modalidade seu dinheiro será dividido em vários ativos em uma única operação, sendo escolhidos por especialistas do assunto.

Diversificando seu portfólio você minimiza o risco, caso uma empresa não dê o retorno esperado.

Dica 3: invista apenas o capital disponível

Você só deve investir no mercado de capitais, valores que não farão falta neste momento. Se você sabe que precisará do dinheiro para ganhar a vida, para pagar seu empréstimo pessoal ou para fazer outras compras nos próximos cinco anos, não invista.

Dica 4: seja paciente

Você imagina que vai investir o dinheiro no mercado de ações e obter um retorno rápido? Desista que não é assim que o mercado funciona. Ao investir dinheiro no mercado de ações, você precisa de muita paciência.  

Quando você precisa de lucros rápidos, inevitavelmente terá que fazer um investimento arriscado. Isso pode funcionar bem, mas com muita frequência, os iniciantes em particular caem em uma armadilha. Cuidado porque você pode acabar sem nada.

Se, por outro lado, você mostrar paciência e investir com visão, terá muito mais chances de fazer o melhor investimento possível. Com o tempo, o risco de perder dinheiro com ações diminui significativamente.

Dica 5: Esteja preparado para as oscilações do mercado

Você entra na corrida de ações com a expectativa de gerar o melhor retorno possível. Mas o mercado de ações está sempre em movimento e sua carteira pode mostrar perdas em um determinado momento.

As flutuações do mercado são normais e ocorrem repetidamente. Isso não é um infortúnio, pelo contrário, é um sinal de que os mercados de valores mobiliários estão funcionando e que a oferta e a demanda estão mudando. Prepare-se para que as correções ocorram e não entre em pânico. Reaja com a cabeça fria.

Dica 6: seja cético com os gurus do mercado

Você ouve ou lê uma dica infalível de um suposto guru do mercado de ações, ao qual mais de 10, 20 ou mais por cento de retornos são certos? Tome muito cuidado!

Existem muitos chamados especialistas na área de investimentos financeiros que podem fazer promessas a você. Mas você deve sempre se perguntar que tipo de interesse eles têm em lhe fornecer essas informações.

Portanto, é melhor abordar todas as dicas e sugestões muito tentadoras com um nível saudável de ceticismo.

Dica 7: não especule, invista

Comprar, vender, comprar, vender: é assim que algumas pessoas pensam em investir em ações. Isso geralmente tem pouco a ver com a realidade. Esperançosamente, o fato de você comprar uma ação e depois vendê-la novamente após dias ou semanas continuará a ser uma exceção.

Porque quem age muito e rapidamente produz uma coisa acima de tudo: custos. Ao comprar e vender, são cobradas taxas de operação que devem primeiro ser recuperadas do desempenho da ação.

Se você investe de forma estruturada e ampla, não precisa ficar entrando e saindo de ações.

Dica 8: use o efeito de juros compostos

Deixe seu dinheiro trabalhar por você. Esta frase descreve melhor o que os juros compostos significam para o seu investimento. É a alavanca com a qual você pode atingir todo o seu potencial.

A ideia por trás disso é relativamente simples: você reinveste seus lucros ou juros para gerar mais receita a partir deles. Então você adiciona seus lucros ao capital investido para ter a chance de um retorno maior.

Os juros compostos são um dos mecanismos mais importantes de acumulação de riqueza.

Dica 9: esteja atento ao mercado

Você deve gerenciar seu investimento da melhor forma possível, estando atentas as mudanças que o mercado apresenta.

Mesmo se você ficar de olho no mercado financeiro, os sinais podem mudar. Por isso é importante ter um analista de investimentos disponível para que regularmente você possa conversar sobre seu portfólio e fazer ajustes, se necessário.

Dica 10: não espere mais

Tem a sensação de que ainda há muito a aprender e por isso não se atreve a comprar ações? Ouse, porque todo dia sem investimento é um dia sem chance de retorno.

Você não precisa ser um profissional do mercado de ações para entrar no mercado de capitais. É exatamente por isso que existem especialistas em análise para cuidar disso.

Se você quer deseja começar investir em ações, mas ainda tem algum receio, nós temos os melhores especialistas do mercado financeiro para poder te auxiliar.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo com os melhores do mercado!

Artigos relacionados

crescimento do emprego nos EUA desacelera (Reprodução Reuters)
Economia

Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera

Conforme os dados de emprego divulgado nesta sexta-feira (3), a criação de novas vagas de emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em novembro, em meio a

O Ticker 11 é o seu portal de informações sobre investimentos para aprender mais e acompanhar o mercado da melhor forma.

Faça parte do nosso grupo!

Entre para o nosso canal de Fundos Imobiliários no Telegram! São notícias diárias e links especiais sobre Fatos Relevantes, Relatórios Gerenciais e muito mais conteúdo sobre FIIs. Tudo para você ficar por dentro de todas oportunidades.

Fale conosco:

Estamos aqui para lhe ajudar! Fique à vontade e nos envie uma mensagem!

Economize tempo e dinheiro investindo com a Ticker 11!

Nossos especialistas acompanharão o mercado pra você e trarão as melhor oportunidades em um relatório semanal com carteira recomendada de alta performance!